O fundo de emergência criado pela Câmara de Bragança para minimizar os impactos da pandemia de covid-19 contemplou 262 pequenas empresas do concelho com perto de 225 mil euros, menos de metade do meio milhão disponibilizado pelo município.

A autarquia divulgou hoje que recebeu 305 candidaturas aos apoios, com um máximo de 1.500 euros para cada empresa, e destas foram consideradas elegíveis 262, que representam 384 postos de trabalho.

O número de contempladas corresponde a 86% do total das candidatas ao Fundo de Emergência de Apoio às Microempresas, criado em abril de 2020.

Num comunicado distribuído à comunicação social, o presidente da câmara, Hernâni Dias, recorda que “esta é uma medida adotada pelo município, com fundos próprios, que procura ajudar as empresas brigantinas que se viram obrigadas a encerrar por força da Lei, durante o Estado de Emergência, e veem a sua estabilidade ameaçada pela crise”.

“Deste modo, conseguimos contribuir para a manutenção de mais de 380 postos de trabalho no concelho e na estabilidade de empresas locais de vários ramos, como comércio a retalho, restauração, cafés, prestação de serviços, entre outros”, refere o autarca.

Entre as condições impostas para beneficiar deste apoio estavam o limite de 10 trabalhadores e não haver despedimentos até ao final do ano.

O município impôs ainda que as empresas “não tenham excedido, em 2019, um volume de negócios de cem mil euros” e os empresários não tenham ultrapassado, no ano de 2018, o valor de 30 mil euros de rendimento bruto familiar, em sede de IRS (Imposto sobre o Rendimento Singular).

Foto: AP



PARTILHAR:

Antigos reclusos voltam para a prisão por burlarem cadeia de Izeda

Combate o uso ilegal de venenos em Portugal