A maioria dos utentes das Piscinas Municipais de Bragança querem aprender a nadar ou praticar hidroginástica.

As aulas de hidroginástica consistem em praticar ginástica dentro de água, sem implicar o domínio das técnicas de natação. Portanto, esta modalidade é acessível a todas as pessoas, desde que se sintam familiarizadas com o meio líquido. A procura desta modalidade significa que a hidroginástica é uma prática desportiva em crescimento na cidade.

O facto de, dentro de água, o peso corporal diminuir até 90 por cento, torna o exercício ideal para a recuperação de atletas lesionados, idosos que queiram praticar exercício (mesmo que tenham limitações físicas), pessoas com dificuldades motoras, grávidas que desejem uma melhor preparação física para o parto e indivíduos com problemas a nível ósseo ou com excesso de peso. Contudo, a hidroginástica é recomendada para todas as idades e sexos.

Na terceira idade a prática da hidroginástica está, sobretudo, ao serviço da saúde. Alguns especialistas recomendam a hidroginástica em detrimento da fisioterapia para melhorar a força muscular. Além de seguro, porque, como diz Joana Alves, \"o risco de lesão é zero\", este tipo de terapia possibilita que cada pessoa escolha a intensidade dos exercícios, conforme a sua capacidade, o que acaba por ser uma razão que leva os idosos a frequentarem a modalidade.

Mulheres dominam

As turmas são maioritariamente constituídas por mulheres. A professora Daniela Miranda explica a situação: \"penso que os homens gostam mais da natação\". A componente musical acaba por dinamizar o ambiente das aulas ao \"marcar o ritmo\", como afirma a professora.

Na classe hidrosénior, a maioria dos alunos são pessoas reformadas que, para além dos motivos de saúde (ou por sugestão médica ou iniciativa própria de prevenção de doenças e de recuperação de intervenções cirúrgicas recentes), vêem na hidroginástica um pretexto para saírem de casa e para conviverem com outras pessoas. No geral, os utentes notam melhorias na sua condição física.

Das actividades orientadas na época 2005/06, o destaque vai para as modalidades de competição e pólo aquático, que se vêm juntar às modalidades de adaptação ao meio aquático, natação para bebés, aprendizagem e aperfeiçoamento (para crianças e adultos, hidroginástica (inclusive para as grávidas) e natação sincronizada, já conhecidas dos brigantinos.



PARTILHAR:

«Prémios Hospital do Futuro».

«Coupage» luso-toresano