O município de Miranda do Douro foi um dos primeiros a nível europeu a ser reconhecido com o selo de "Remote Work Ready Town", uma iniciativa do projeto Rural Invest, disse hoje o presidente da câmara.

"A atribuição desta chancela vem distinguir a qualidade da oferta do concelho de Miranda do Douro em termos de infraestruturas, equipamentos e serviços ao dispor dos trabalhadores que trabalham à distância por via remota que pretendam residir e desenvolver a sua atividade profissional", concretizou à Lusa, Artur Nunes.

O selo " Remote Work Ready Town " tem por objetivo distinguir os municípios do interior de Portugal "que apresentam condições de excelência para o acolhimento de trabalhadores que trabalhem por via remota, com recurso às novas tecnologias de informação".

"Foi feita uma análise a municípios de espaço europeu para um reconhecimento das suas potencialidades, para fixar trabalhadores que exerçam a sua atividade à distância e Miranda do Douro demonstrou ser uma cidade e um concelho com capacidade de acolher jovens que optem por esta modalidade de trabalho", vincou o autarca do distrito de Bragança.

Miranda do Douro: a primeira “ Remote Work Ready Town ” no Norte de Portugal

A Rural Invest é uma comunidade de ‘change-makers' que pretende contribuir para a revitalização e dinamização das zonas rurais e de baixa densidade em Portugal.

"Com este reconhecimento, o concelho de Miranda do Douro posiciona-se a nível nacional e internacional como uma região qualificada para receber trabalhadores e empreendedores que desejem instalar-se no interior de Portugal, garantindo-lhes todas as condições para a manutenção de uma situação profissional ativa, num contexto de maior bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida", vincou Artur Nunes

Com a criação deste selo, a câmara procura incentivar a mobilidade geográfica de trabalhadores e famílias para estes territórios, bem como ajudar os Municípios na captação de novos investimentos.

"Estes trabalhadores em mudança fazem parte de uma comunidade de jovens nacionais e estrangeiros que se pretendem fixar nos territórios interior e daí desenvolver a sua atividade profissional com as condições necessárias para essa mudança", vincou Artur Nunes.

A atribuição do selo garante também a promoção do município na Rural Move, uma plataforma eletrónica desenvolvida pela equipa para fazer a ponte entre os trabalhadores remotos interessados em mudar-se para o Interior e os Municípios entretanto reconhecidos como " Remote Work Ready Town ".

O autarca de Miranda do Douro vê neste recolhimento internacional uma oportunidade de as comunicações de olhar para territórios de baixa de densidade de uma forma, já que poderá haver uma mudança ao nível das comunicações móveis e internet "em crescimento".



PARTILHAR:

Ribeira de Pena investe 1,1ME em nova ponte e dá resposta a reivindicação antiga

Barro negro de Bisalhães carece de estratégias de promoção e consumo