A Câmara de Ribeira de Pena anunciou hoje que vai investir 1,1 milhões de euros na construção de uma nova ponte sobre o rio Louredo para dar resposta a uma reivindicação antiga da população de Agunchos e Formoselos.

O município do distrito de Vila Real disse, em comunicado, que a travessia se faz atualmente por um pontão que, dadas as suas dimensões e características, “não oferece as condições de segurança ideais, tornando-se arriscada e mesmo impossível quando chove com muita intensidade”.

Esta situação obriga, segundo a câmara, a que a população de Agunchos e Formoselos, quando precisa de se deslocar ao centro da vila de Cerva, tenha de fazer um desvio maior pela estrada de acesso a Asnela, percorrendo mais quatro quilómetros em cada viagem.

A autarquia acrescentou que, “também devido ao facto de o pontão ficar frequentemente submerso, o transporte escolar acaba por sofrer bastantes constrangimentos”.

A concretização deste projeto vem, segundo a Câmara de Ribeira de Pena, “finalmente colmatar o troço de acesso a Cerva, dando resposta a uma antiga e legítima reivindicação da população de Agunchos e Formoselos que se estendia há várias décadas”.

“Esta ponte era um velho anseio da população de Agunchos e Formoselos e, por isso mesmo, dar forma a esta obra é um motivo de grande satisfação pessoal”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, João Noronha.

A obra representa um investimento total de 1,1 milhões de euros suportado na totalidade pelo município.

“Esta aspiração, muito antiga, de termos a ponte sobre o rio Louredo, aquilo que para muitos nem sequer foi um sonho ou ousadia tem agora concretizados os passos mais significativos para a realização final do projeto”, sublinhou, por sua vez, o presidente da Junta de Cerva e Limões, Fernando Lourenço.

A intervenção que vai garantir a “circulação em segurança ao longo de todo o ano” na estrada que liga as localidades de Cerva, Casas Novas e Agunchos representa a concretização de uma promessa eleitoral do atual executivo PS.

A autarquia disse ainda que a proposta para a abertura do concurso público da empreitada “Retificação do traçado e da ponte nova sobre o rio Louredo, Casas Novas” foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara.



PARTILHAR:

GNR deteve suspeito de violência doméstica contra a mãe

Miranda do Douro reconhecido com o selo de “ Remote Work Ready Town”