Dois mil e quinhentos motars a caminho de Bragança na 24ª edição do Portugal Lés-a-Lés que começou hoje em Faro numa Peregrinação mototurística organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal percorrendo um total de 1216 quilómetros que levará a grande e heterogénea caravana até Bragança, com passagem por Castelo de Vide de Covilhã.

Quinta-feira foi dia de prologo em faro com um Passeio de Abertura que animou o dia que contemplou ainda as Verificações Técnicas e Documentais, uma pequena tirada que mostrou um Algarve pouco conhecido da maioria, de pomares e laranjais, de noras e estufas, rumo aos vestígios romanos de Milreu.

A etapa de hoje no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, arrancaram bem cedo, a partir das 6 horas e 30 rumo a Castelo de Vide. Uma verdadeira maratona de 440 quilómetros de extensão, na zona raiana e com direito a duas incursões em território espanhol, que promete ser literalmente escaldante.

A rota do Portugal Lés-a-Lés está dividida em três etapas: Faro-Castelo de Vide (sexta), Castelo de Vide-Covilhã no sábado e Covilhã-Bragança no domingo onde estará instalado o pórtico de chegada.

No último dia a caminho de Bragança, sempre com território espanhol no horizonte e a agulha virada a norte, é Mogadouro que espera pelos motociclistas, oferecendo a arrebatadora beleza do Parque Natural do Douro Internacional no caminho até Miranda do Douro.  

Depois de mais de duas décadas de ausência desta região, um regresso em grande com dois controlos no concelho onde nasceu a segunda língua oficial de Portugal, forma de garantir que mesmo os mais apressados não perdem pitada da beleza cénica proporcionada. Por falar em cenários teatrais, fica a aposta de como estes serão dois dos mais marcantes controlos!

Pelo meio, um dos últimos Oásis e também dos furos na tarjeta, será feito no concelho de Vimioso, num sítio deveras aprazível nas margens do Rio Angueira. E onde não faltará, além de algo para trincar e para beber (sem álcool, claro…), uma ponte românica, moinhos comunitários ou uma igreja paroquial do Séc. XVIII, além da muito cuidada praia fluvial.

 

24º Portugal de Lés-a-Lés (2022), ( Faro - Castelo de Vide - Covilhã – Bragança) , de 9 a 12 de Junho de 2022



PARTILHAR:

Chaves promove ação de limpeza das margens e leito do rio Tâmega

Vítor Campelos renova e vai orientar o Desportivo de Chaves no regresso à I Liga