A Escola Secundária Miguel Torga de Bragança inicia esta quarta-feira as comemorações do centenário do nascimento do mais conhecido escritor transmontano, no dia em que passam 12 anos sobre a sua morte.

O poeta e deputado Manuel Alegre é o convidado para a sessão de abertura, no Auditório Paulo Quintela, de uma série de eventos que vão prolongar-se por todo o ano de 2007, promovidos pela escola que adoptou Torga como patrono.

O estabelecimento de ensino associa-se às homenagens que decorrem por todo o país, no âmbito do centenário do nascimento do escritor, e no ano em que a escola comemora também o seu vigésimo aniversário.

O Nobel da literatura José Saramago e a pintora Graça Morais são alguns dos nomes que vão participar nestas comemorações, cujo programa inclui conferências, exposições, espectáculos de música, teatro e cinema.

Segundo Elisete Afonso, da comissão organizadora das comemorações promovidas pela escola de Bragança, o programa engloba também visitas de estudo à terra natal de Torga.

Todos os eventos previstos serão abertos ao público em geral, embora o principal propósito seja «aliciar os alunos para o gosto, o conhecimento e a fruição da obra torguiana».

Estas comemorações contarão com a presença da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, a 22 de Março, o dia da escola.

Nessa data será inaugurado, no recinto do estabelecimento de ensino, um mural da autoria da pintora transmontana Graça Morais.

A filha do escritor, Clara Rocha, associa-se também às comemorações, que contarão com uma investigadora italiana que está a fazer uma tese de doutoramento sobre o poeta transmontano.

A escola pretende ainda lançar, em colaboração com os CTT, um selo comemorativo do centenário do nascimento de Miguel Torga.

O Programa completo das Comemorações está no site : http://diaescola.no.sapo.pt/programa.htm



PARTILHAR:

Operação da Polícia Judiciária

Grávidas de Mirandela preferem a maternidade de Vila Real