O médico Manuel Cunha é pela quinta vez consecutiva o candidato da CDU à Câmara de Chaves, no distrito de Vila Real, com a “convicção” de que ter voz na vereação será “benéfico para o concelho”.

O flaviense, de 56 anos, disse hoje à Lusa que “uma voz da CDU na vereação será benéfica para o concelho” e que áreas como a saúde e educação não devem passar “para as competências das câmaras”.

A concorrer pela quinta vez à Câmara de Chaves, Manuel Cunha explica que, apesar de não ter sido eleito vereador nas últimas eleições, não deixou de ser “uma voz ativa da CDU, quer nas intervenções na Assembleia Municipal quer em artigos de opinião”.

O diretor do serviço de hematologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro aponta que “o projeto autárquico da CDU é nacional, já que é o mesmo em todo o país, que se caracteriza pela defesa dos serviços básicos, acessibilidades, funções sociais, apoio aos mais desfavorecidos, defesa da cultura”.

E destaca ainda que “a saúde e a educação são uma responsabilidade do poder central, que não deve passar para as autarquias, como está previsto acontecer”.

“Somos manifestamente contra essa transferência de competências do poder central para o poder local, pois a atuação de cada autarquia poderá não garantir o devido direito à saúde e educação”, refere.

O candidato da CDU apontou que em Chaves tem-se assistido à “constante descaracterização da cidade, com as obras que foram e estão a ser feitas, imitando outras cidades, perdendo, desta forma, a identidade”.

“Nós gostamos que as pessoas nos venham visitar, conhecer a nossa cultura, o nosso património, consumir os nossos produtos. Mas se olharmos com atenção para a matriz das obras que dependem diretamente da autarquia, o que é que é diferente na nossa cidade das restantes? Os materiais nos passeios, por exemplo, são idênticos a outras cidades”, apontou.

Para Manuel Cunha, é indispensável que de “uma forma ativa e criativa as pessoas se sintam envolvidas na identificação dos problemas e no arranjar das soluções e, muitas vezes, no próprio concretizar das soluções”.

“Nós sabemos que isso é feito pontualmente, mas deveria ser feito como uma política de fundo”, acrescentou.

A CDU candidata ainda à Assembleia Municipal de Chaves Manuel Carvalho, estando a preparar também candidaturas às freguesias do concelho.

A Câmara de Chaves é atualmente liderada pelo socialista Nuno Vaz, que está no seu primeiro mandato. O PS tem quatro vereadores eleitos e o PSD três.

Até ao momento são conhecidas as candidaturas de Francisco Tavares, pela coligação PSD/CDS-PP ‘Chaves Primeiro’, de Manuel Cunha, pela CDU, e de Valdemar Carneiro, pelo Chega.



PARTILHAR:

Empresário Vítor Pires é candidato do PS à Câmara de Vimioso

Murça assume presidência da Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua