Mais de 140 bombeiros, apoiados por nove meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou hoje numa zona de mato na freguesia de Aveleda, no concelho de Bragança, disse à Lusa fonte do comando sub-regional das Terras de Trás-os-Montes.

Em declarações à agência Lusa, o comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso, afirmou, pelas 14:00, que o incêndio lavra com bastante intensidade e tem duas frentes ativas.

“O incêndio tem duas frentes ativas, arde numa zona de mato e as chamas lavram com bastante intensidade. Estamos a reforçar o combate com meios aéreos e terrestres. Não há populações o bens em perigo, já que chamas ardem numa zona de mato isolada”, vincou o operacional.

O fogo deflagrou às 12:07, numa zona de mato na freguesia de Aveleda, local que se avista da cidade de Bragança

Às 14:20, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no local estavam a combater o fogo 142 bombeiros, apoiados por nove meios aéreos e 39 veículos.



Fotos: AP


25/07/2025 17:23  Mais de 200 bombeiros e 9 meios aéreos combatem fogo no Parque de Montesinho

 Mais de 200 bombeiros, apoiados por nove meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou hoje no Parque Natural de Montesinho junto à aldeia Aveleda, no concelho de Bragança, disse à Lusa fonte do comando sub-regional das Terras de Trás-os-Montes.

O fogo lavra em zona de mato na União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, em pleno Parque Natural de Montezinho (PNM), uma área protegida que abrange os concelhos de Bragança e Vinhais, sendo um território rico em avifauna e biodiversidade com mais de 74.224 hectares.

Em declarações à agência Lusa, o comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso, afirmou, pelas 16:40, que o fogo nesta altura está a ceder aos meios de combate que têm vindo a ser reforçados ao longo da tarde de hoje.

O fogo deflagrou às 12:07, numa zona de mato na localidade de Aveleda.

Às 16:55, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no local estavam a combater o fogo 204 bombeiros, apoiados por nove meios aéreos e 67 veículos.


25/07/2025 20:20 Dominado o fogo que deflagrou no Parque Natural de Montesinho

 O incêndio que deflagrou hoje ao início da tarde na União de Freguesias de Aveleda em pleno Parque Natural de Montesinho (PNM) no concelho de Bragança, foi dado como dominado, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

“O incêndio que deflagrou no PNM está dominado”, avançou o comandante de Emergência e Proteção Civil do comando sub-regional das Terras Trás-os-Montes, João Noel Afonso.

Segundo o operacional, o dispositivo vai manter-se no terreno para o rescaldo e vigilância do incêndio.

Este fogo chegou a ter duas frentes ativas que arderam com “ bastante intensidade ao longo da tarde”.

O alerta foi dado às 12:07, para um incêndio em zona de mato, nas proximidades da aldeia de Aveleda que faz parte do PNM.

No combate ao fogo, que deflagrou às 12:07, chegaram a estar ativos mais de 200 operacionais, nove meios aéreos, e máquinas de rasto

Às 20:06, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no local estavam a combater o fogo 198 bombeiros, apoiados por quatro meios aéreos e 65 veículos.




PARTILHAR:

Detido suspeito de multiplos furtos em casas e estabelecimentos comerciais em Vimioso

Carpintaria arde completamente em Vale de Lamas