Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Bragança e o edil Hernâni Dias presentearam 73 Crianças da Educação Pré-escolar do Colégio Sagrado Coração de Jesus com novos kits de higiene oral.

 

No âmbito do projeto “Sorrir Branquinho”, promovido pelo município da capital de distrito, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Bragança, foram entregues novos kits de higiene oral a 73 Crianças da Educação Pré-escolar do Colégio Sagrado Coração de Jesus na manhã de quarta-feira, dia 28 de novembro.

Com o objetivo de incentivar aos cuidados de saúde, com especial enfoque na Intervenção Comunitária, Saúde Escolar e Saúde Infantil, em 2018, foram já envolvidas um total de 730 alunos de todos os jardins de infância do concelho. No entanto, de sublinhar que, desde 2011, “Sorrir Branquinho” já beneficiou mais de duas mil e quinhentas crianças dos jardins de infância públicos e privados do concelho, quer do meio rural, quer do meio urbano.

“Este é um projeto que já envolveu mais de 2500 crianças, desde o seu início, e que pretende estimular a lavagem dos dentes em contexto escolar que é aquilo que está acontecer com cerca de 78 por cento da comunidade do pré-escolar envolvida”, revela o presidente da Câmara Municipal de Bragança que decidiu entregar, pessoalmente, os kits de higiene oral, tal é a importância que atribui a esta temática

. “A escovagem dos dentes é uma forma de estimular a saúde oral das crianças, fazendo com que haja esta atenção especial por parte delas para evitarem problemas no futuro quando crescerem”, continua Hernâni Dias que considera esta como sendo uma “questão de valor”. “Não é a questão financeira que está aqui em causa, tem sim a ver com aquilo que todos nós ganhamos do ponto de vista da saúde das crianças, da atenção que eles colocam nas coisas e também da responsabilização que é incutida neste tipo de projetos”, refere o autarca brigantino, destacando que “este é um projeto de extrema importância, não pelo investimento feito pelo município, mas sim por todo o trabalho de sensibilização feito com a comunidade escolar”.

A comunicação social falou, ainda, com a médica dentista Daniela Prada que revela quão “gratificante” é constatar, “ao final destes anos todos, que as crianças e os pais estão a colaborar, no sentido de ir na prevenção da doença oral como a cárie”, até porque “nós fazemos os rastreios nas escolas e, depois, as crianças são encaminhadas para o centro de saúde, para o sistema nacional de saúde com consultas gratuitas”. Na opinião da profissional de saúde, muitos dos problemas das crianças passam pela comida. "As papas, os cereais, a comida rápida é tudo fast-food", avisa.

 

Nota: Registo fotográfico realizado e publicado com a devida autorização e consentimento dos encarregados de educação e do Colégio Sagrado Coração de Jesus

 

GALERIA FOTOGRÁFICA EM: https://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/projeto-sorrir-branquinho

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Grupo de Teatro “Grito Boémio” em estreia com "Humor a Bordo"

Betânia é o primeiro lar de Bragança com desfibrilhador e pessoal formado