O município de Macedo de Cavaleiros anunciou hoje a instalação no heliporto local de uma empresa, com a expectativa da criação de sete postos de trabalho e o reforço da pretensão municipal de criar um `cluster´ aeronáutico.

Este município do distrito de Bragança é um centro de meios de proteção e socorro baseados no heliporto municipal, que foi ampliado e onde foram criadas novas infraestruturas, com um investimento de 300 mil euros, a pensar em atrair empresas e atividades ligadas à aeronáutica.

A Câmara de Macedo de Cavaleiros anunciou que vai instalar no local uma empresa do setor, ligada à manutenção, treino e operação de helicópteros, concretamente a Gestifly, criada há dois anos, na zona de Sintra.

O município adiantou à Lusa que a empresa estará a operar “no terceiro trimestre do ano”, depois de ter assinado um contrato com a autarquia “válido por cinco anos, automaticamente renovável no final desse período, se ambas as partes mantiverem o interesse na parceria”.

De acordo com o contrato, a empresa terá “um conjunto de reduções no valor da mensalidade” a pagar ao município, ”no caso de recrutar colaboradores residentes no concelho, com relação laboral superior a um ano, ou formandos do curso de Técnico de Manutenção de Aeronaves, com conexão material no concelho”.

Este curso é outra das novidades anunciadas recentemente pelo município, que será ministrado por uma empresa privada com bolsas pagas pela autarquia a formandos da região.

Para o autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, os novos projetos são “mais um passo para o objetivo que a câmara definiu para o Heliporto Municipal: a criação de um ´cluster` aeronáutico” e estas parcerias “vêm justificar todo o investimento que a autarquia efetuou na modernização e ampliação do heliporto”.

Os responsáveis da Gestifly justificam a escolha de Macedo de Cavaleiros devido “à centralidade do concelho face a todo o Norte de Portugal e Espanha, para aquele que é o tipo de serviços prestados, na área de manutenção, treino e até a própria operação”.

“Se tivermos um helicóptero em operação no Norte de Espanha, a combater incêndios, por exemplo, é muito mais rápido e económico trazê-lo a Macedo fazer a manutenção do que voar até Madrid ou Barcelona”, explicou Luís Ferreira, diretor executivo da Gestifly, citado num comunicado da autarquia.

O presidente da câmara adianta também ter a intenção de “criar condições para complementar a parte prática da formação dos futuros mecânicos de helicópteros que vão frequentar o curso de manutenção de aeronaves no Centro de Meios Aéreos”.

O autarca acredita a instalação da empresa no heliporto “é mais uma importante parceria para Macedo de Cavaleiros, já que não só irá gerar mais emprego, como irá contribuir para recrutar para o território mão-de-obra altamente especializada”.

“É a prova de que os investimentos que fizemos no passado recente foram acertados e que, a breve prazo, vão começar a ter reflexos efetivos no nosso concelho, designadamente ao nível da criação de emprego, bem como da atração de novas empresas”, considera.



PARTILHAR:

Associação desafia ao apadrinhamento de cabras para manter vezeira em Montalegre

Padre António Fontes recebe título de embaixador do Alto Tâmega e Barroso