O padre António Fontes vai tornar-se num embaixador do Alto Tâmega, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal que visa homenagear o impulsionador do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, foi hoje anunciado.

A homenagem ao sacerdote de 83 anos acontece no dia 27 de março, em Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, e está inserida no “Fórum turismo, sustentabilidade e crescimento do Interior”.

António Lourenço Fontes nasceu na localidade de Cambezes do Rio, concelho de Montalegre, ganhou protagonismo por impulsionar o Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, é ainda um dos rostos da sexta-feira 13 e é um defensor das plantas medicinais.

É padre, escritor, hoteleiro, é um estudioso das plantas e ervas, emprestou o nome ao Ecomuseu e o seu nome também já é marca de vinho.

O congresso de Vilar de Perdizes realiza-se desde 1983 e despertou a curiosidade pública para esta aldeia e para o padre que transformou o misticismo numa atração turística de Montalegre. Foi precisamente a junção do sagrado e do profano protagonizado por um padre que deu mais-valia e chamariz ao congresso.

“Todo este percurso de vida se alinha com o objetivo da rede de embaixadores do Alto Tâmega e Barroso”, apontou a CIM, em comunicado.

De acordo com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), o objetivo da iniciativa é, precisamente, reconhecer o valor de cidadãos oriundos do território que, nas mais variadas áreas de atividade, têm tido “um percurso de excelência, mantendo o orgulho nas suas origens e tendo como princípios a humildade e a capacidade de superação”.

A CIM destacou a resiliência do sacerdote, pois, “apesar da sua condição de saúde se ter agravado ao longo dos últimos anos, e da idade já avançada, aceitou a doença, não deixando que o diagnóstico seja um fator limitador para o seu contributo no crescimento e reconhecimento da região”.

Apesar de António Fontes ser uma figura muito associada ao concelho de Montalegre, a comunidade intermunicipal referiu que “todo o trabalho desenvolvido nas diversas temáticas e, em específico, na vertente turística, tem permitido dar visibilidade e reconhecimento, não só a este município, como aos demais pertencentes ao território do Alto Tâmega e Barroso”.

Assim, dado o contributo de António Fontes para o desenvolvimento turístico de toda a região, a CIMAT decidiu distinguir o padre enquanto embaixador do Alto Tâmega e Barroso, tornando-se no terceiro a integrar esta rede, a seguir ao selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, e à Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves.

A CIMAT agrega os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

O “Fórum turismo, sustentabilidade e crescimento do Interior” é uma organização conjunta da CIMAT, do laboratório colaborativo (CoLAB) AquaValor e Associação Empresarial do Corgo.

Durante o evento vão ser apresentados os resultados do projeto “Alto Tâmega - Turismo 4.0” e vai ser debatida evolução das tendências do turismo no Interior do país.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Macedo de Cavaleiros reforça pretensão de ‘cluster’ aeronáutico com nova empresa

Termas de Chaves apresentam ‘app’ para alavancar turismo termal