A Câmara de Macedo de Cavaleiros vai apresentar uma candidatura à certificação do futuro Centro Náutico local, visando garantir um selo de qualidade do projeto para integrar a Rede de Estações Náuticas de Portugal, anunciou hoje.

A autarquia do distrito de Bragança salientou que esta candidatura procura validar a estruturação em rede de uma oferta de produtos turísticos baseados na água, tendo por suporte o elevado potencial turístico da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.

"Vamos articular as praias da Fraga da Pegada e da Ribeira com os rios Sabor e Maçãs, conjugando-os com o futuro Centro Náutico", explicou o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.

Para o autarca, o objetivo é "criar novas dinâmicas turísticas, ancoradas em novas iniciativas, novos atores e novos investimentos em equipamentos e infraestruturas, envolvendo deste modo os agentes económicos e a comunidade local".

"O potencial associado à oportunidade da criação da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros irá traduzir-se numa marca distintiva do território, pela sua capacidade de compor e estruturar uma oferta turística integrada e sinérgica", vincou.

O Benjamim Rodrigues disse ainda estar convicto de que esta marca distintiva da Estação Náutica irá contribuir para atrair para o concelho segmentos de mercado associadas às práticas aquáticas desportiva e de lazer, "potenciando, quer as atividades desportivas profissionais, quer a prática de atividades na água".

As modalidades do futuro centro náutico passam vão desde o remo à canoagem, passando pela vela, windsurf e ‘paddle’, potenciando a oportunidade de criar um novo cluster turístico associado à água.

"Estamos convictos que com este projeto, devidamente certificado pelo Fórum Oceanos, será capaz de acrescentar valor e contribuir para a promoção dos restantes atrativos turísticos já existentes no território, nomeadamente para a estratégia de afirmação da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e do Geopark Terras de Cavaleiros", enfatizou.

Fotografia: Diário de Trás-os-Montes (para ver com mais resolução clic na foto)



PARTILHAR:

Tiago Santos de regresso ao Campeonato de Montanha

Savannah assegura impactes de "baixa incidência" na Mina do Barroso