São esperados milhares de visitantes na Feira de Artesanato em Bragança, sobretudo, durante o fim de semana, até porque coincide com a realização da Feira das Cantarinhas que começa já esta sexta-feira.

 

Esta manhã, pelas 10h30, decorreu na Praça Camões a abertura oficial da 32ª edição da Feira do Artesanato. Um momento que acontece todos os anos e em que a organização, a cargo da Associação Comercial Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), acompanhada pelo executivo brigantino, principal financiador do evento, visitam todos os stands desejando aos artesãos uma boa feira.

E se o número de artesãos é, sensivelmente, idêntico ao do ano transato, cerca de 70, já o número de candidaturas aos espaços disponíveis do certame foi muito maior do que em 2017. “Nós este ano temos o mesmo número de expositores, pese embora tivéssemos tido maior procura para a feira. Mantivemos o mesmo número, até porque temos alguma limitação de espaço, mas tivemos muito mais pessoas a quererem participar na feira. O que significa que, este ano, deixámos muita mais gente de fora por limitação de espaço porque não conseguimos acolher toda a gente”, explicou o edil brigantino, , para quem a “perspetiva é que as feiras e os eventos que vamos organizando corram sempre melhor de ano para ano”.

Questionado sobre as pretensões de um evento que acontece em Bragança há mais de três décadas, Hernâni Dias sustentou que “o objetivo é que a Feira do Artesanato continue a ser importante, que continue a ter a expressão que tem tido até agora, que continue a ser do agrado dos expositores e dos visitantes, e, também, numa perspetiva clara de dinamização, quer do espaço onde nos encontramos, o centro da cidade, quer da dinamização económica que está subjacente a este tipo de iniciativas”.

 

O programa da RTP “Aqui Portugal” será transmitido em direto da Praça Camões no dia 5 de maio

 

“Nós hoje abrimos a Feira de Artesanato, depois vamos iniciar a Feira das Cantarinhas com uma programação já conhecida e será, seguramente, um evento de referência, que já o é, mas será um evento com uma maior projeção do que em anos anteriores”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Bragança, ciente da importância deste tipo de eventos para a promoção turística e económica do concelho a que preside. Tanto assim que, sábado, o programa da RTP “Aqui Portugal” marcará presença na Praça Camões, onde fará a sua emissão em direto do centro da Feira de Artesanato. Hernâni Dias só espera que “o tempo ajude a que as pessoas venham mais para o exterior e tenham a tendência de sair de casa, de ir passear e ver o que está a acontecer e essa é uma forma também de ajudar à própria dinamização da feira e para que corra tudo bem”.

Já a principal responsável pela organização, confidencia que as suas “perspetivas são as melhores e as maiores. Esperemos que o tempo ajude, mas penso que sim e teremos uma feira que será um sucesso autêntico”. Nas palavras de Maria João Rodrigues, “a nova disposição dos stands e da feira permite não só aos artesãos terem mais projeção como, também, as pessoas deslocam-se com muita mais facilidade”. Também o programa e a animação diária são fatores que contribuirão, segundo a presidente da ACISB, para o sucesso do certame. “Temos fados, temos as concertinas, temos música de grupos locais, temos todas as noites animação que vai trazer muita gente até aqui à Feira do Artesanato”, garantiu.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Casal detido por furto de veículo em Miranda do Douro

Detido em flagrante delito por incêndio florestal