Com o intuito de divulgar as áreas de atividade técnico-científica e a oferta formativa disponível, o Politécnico de Bragança recebeu cerca de 300 estudantes do ensino secundário do distrito.

 

Decorreu ontem, a 13 de abril, o Dia Aberto do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Foram quase três centenas de alunos do 10º, 11º e 12º ano, de Cursos de Educação e Formação e oriundos de Cursos Profissionais inscritos em atividades que incluíram demonstrações, atividades desportivas, visitas a laboratórios e atividades experimentais.

Ao abrir as suas portas ao público em geral e à comunidade estudantil, em particular, o IPB pretendeu, assim, divulgar as áreas de atividade técnico-científica e a oferta formativa disponível nas suas várias escolas, permitindo aos alunos do Ensino Secundário um contacto privilegiado com o Ensino Superior.

As várias iniciativas tiveram lugar nas instalações das Escolas Superior Agrária, Superior de Educação, Superior de Tecnologia e Gestão, Superior de Saúde e Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, tendo começado logo pelas 9h30 da manhã e prolongando-se durante a tarde.

Ao meio-dia, deu-se o encontro de todos os alunos visitantes no Auditório Dionísio Gonçalves, onde decorreu um sorteio de brindes do IPB e onde os potenciais candidatos ao Ensino Superior puderam assistir à atuação da Rauss Tuna. Seguiu-se o almoço na cantina, tendo o dia e as atividades nas mais diversas áreas terminado, apenas, ao final da tarde.

“Está a correr muito bem. Os alunos estão a fazer um percurso pelas várias atividades nas quais se inscreveram previamente, visitam, pelo menos, duas escolas onde fazem atividades, e o programa foi cumprido”, elucidou a coordenadora do Gabinete de Imagem e Apoio ao Estudante (GIAPE).

“Temos cerca de 300 alunos, não chega, mas penso que são 293 de escolas como Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Mogadouro, depois daqui de Bragança temos alunos da Emídio Garcia, Abade de Baçal, do Instituto de Emprego e Formação Profissional”, acrescentou Anabela Martins, destacando atividades como, por exemplo, a “avaliação da tenrura da carne” e em áreas tão distintas como “engenharia mecânica, engenharia eletrotécnica, robótica, engenharia alimentar, ambiente, saúde e desporto”, entre outras.  

A também Pró-Presidente do Instituto realçou, ainda, a importância deste Dia Aberto, no sentido de dar a conhecer o IPB e a sua oferta formativa aos alunos do Secundário oriundos de todo o distrito, ajudando-os, assim, a tomar uma decisão quanto ao seu futuro.
 

 



PARTILHAR:

Tribunal proibe professora de contactar vítimas

Passeio Pedestre Entre Castelos