Implementado a nível nacional, o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico foi delineado, para o distrito de Bragança, pela Escola Superior de Educação, que integrou uma equipa de cinco docentes formadores.

As sessões, centradas na escola e baseadas no desenvolvimento do currículo, reuniram cerca de 166 participantes, distribuídos por 17 grupos e 11 concelhos do distrito de Bragança. Estes professores pertenciam a 145 escolas, frequentadas por 1522 alunos.

Articulando duas componentes essenciais, a formação integrou uma vertente de trabalho conjunto e continuado com o formador de modo a desenvolver a planificação, debate, reflexão e aprofundar o conhecimento matemático. Outra das etapas era o acompanhamento do docente na sala de aula.

No total, realizaram-se 225 sessões de trabalho conjunto e 568 em sala de aula. Assim, a formação esteve, intimamente, aliada a uma vertente prática lectiva dos participantes, baseando-se nas necessidades de cada um. O objectivo era aperfeiçoar o ensino e aprendizagem de matemática e promover uma atitude positiva relativamente a esta disciplina.

Ao longo das sessões foram, ainda, organizados dois colóquios abertos a todos os docentes do distrito de Bragança, com a pretensão de fomentar um espaço público de reflexão e debate acerca dos diversos temas de ensino e aprendizagem desta matéria.

Este programa terá continuação no próximo ano lectivo, possibilitando aos professores que já participaram nestas sessões, uma continuidade do seu trabalho desenvolvido. No entanto, também está aberto a todos aqueles que queiram integrar o programa pela primeira vez.



PARTILHAR:

Compras ao domingo

Motards à porta