Construção de um novo edifício com Bloco Operatório, Central de Esterilização e Laboratório de Patologia Clínica num investimento já aprovado e com financiamento atribuído no valor de 2,2 milhões de euros. 

 

O Hospital de Bragança vai ser alvo de um investimento no valor de 2,2 milhões de euros, que contempla a construção de um novo edifício, onde ficarão localizadas as valências de Bloco Operatório, Central de Esterilização e Laboratório de Patologia Clínica.

O projeto foi submetido pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste a uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, entretanto aprovada pela respetiva Comissão Diretiva, com um financiamento comunitário atribuído de um milhão e meio de euros. A restante verba necessária à concretização do empreendimento provirá do reforço do capital social da ULS Nordeste, no valor de 1,2 milhões de euros e que já está disponível para esse fim.

Neste momento, encontra-se em fase de preparação o concurso internacional a ser lançado para a concretização de uma obra que permitirá duplicar a área do Bloco Operatório.

Assim, será construído de raiz um edifício com quatro pisos e uma área total de 711 metros quadrados (m2), que fará a interligação entre o edifício principal do hospital e o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica.

O novo Bloco Operatório, localizado no segundo piso, beneficiará da remodelação do atual, passando a dispor de três salas de operações, sendo que duas serão destinadas a cirurgia programada, enquanto a outra será somente para cirurgias urgentes, duas salas de indução de anestésica, uma zona de recobro com seis camas e diversos espaços de apoio. A área do Bloco mais do que duplicará relativamente ao que, neste momento, funciona, possibilitando uma maior capacidade de resposta, organização, conforto e segurança na prestação de cuidados ao doente cirúrgico.

No piso -1 ficará localizada a, também, nova Central de Esterilização, com circuitos totalmente independentes de transporte de materiais, assim como de circulação de pessoas, garantindo toda a segurança imprescindível nos procedimentos deste foro.

Quanto ao Laboratório de Análises, será totalmente equipado com material de última geração e ficará localizado no rés-do-chão do edifício a construir. Este novo laboratório representa uma antiga aspiração, quer dos utentes, quer dos profissionais de saúde e será constituído por um “moderno” posto de colheita para análises com quatro salas de recolha e uma ampla sala de espera com 60 m2.

Os laboratórios, propriamente ditos, de microbiologia, bioquímica, imunologia, hematologia e imunohemoterapia funcionarão no terceiro piso, onde serão operacionalizados todos os exames de Patologia Clínica.

“A ULS do Nordeste está, assim, deveras expetante com o início dos trabalhos de edificação deste projeto, que representam um dos maiores e mais ambicionados investimentos desta entidade”, refere o Gabinete de Comunicação e Imagem da ULS do Nordeste, em comunicado enviado à redação.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Encontradas ossadas "humanas"

Prémio Arquitetura Douro será conhecido em abril