O quatro concelhos do Douro Superior (Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz CÎa) prepararam-se para receber os turistas que, nesta altura do ano, procuram a região para contemplar a beleza natural das amendoeiras em flor.

Aos fins-de-semana é habitual ver autocarros provenientes do litoral norte e do centro com dezenas de pessoas que admiram os vales dos rios Doutro e Sabor pintados em rosa e branco mercê das flores das amendoeiras.

Até ao final de Março, cada um dos concelhos põe à disposição dos visitantes diversas iniciativas onde a gastronomia, os vinhos do Douro, artesanato, etnografia, mostras de produtos regionais e os espectáculos musicais assumem papel de relevo.

Aproveitando o Carnaval, o município de Torre de Moncorvo foi o primeiro a dar início às festas da Amendoeira em Flor e em Freixo de Espada à Cinta, o destaque que vai para a Feira Transfronteiriça da Arribas do Douro e Águeda. Por seu lado, Mogadouro acolhe mais uma edição da Feira Franca dos Produtos da Terra e uma prova de atletismo de montanha a contar para nacional da modalidade.

No contexto turístico Vila Nova de Foz CÎa, é provavelmente a localidade que reclama um maior número de iniciativas, onde se destacam as provas do circuito nacional de cartcrosse e autocrosse. Os santuários rupestres do vale do CÎa - Património Mundial -, estão associados ao cartaz da flor da amendoeira, já que algumas acções estão ligadas a este cartão de visita da região duriense. Uma serenata está marcada para dia 23 e levada a cabo por um grupo de fados de Coimbra.

Na óptica de Júlio Meirinhos, presidente da Região Turismo do Nordeste Transmontano, o período das amendoeiras em flor é uma época de excelência para o turismo da região, ao mesmo tempo uma oportunidade de negócio para hotelaria e para o escoamento dos produtos endógenos.

\"O sector turístico deve primar pela excelência da oferta para que haja diferença em relação ao passado, em que a região era visitada por excurções auto-suficientes, não havendo retorno económico. Os operadores turísticos começam já a preparar pacotes com a duração de três a quatro dias,\" salienta.



PARTILHAR:

«A missão ficou cumprida»

Sem qualquer prémio em disputa