Todas as corporações de Bombeiros do distrito de Bragança, com excepção de Carrazeda de Ansiães, estiveram anteontem envolvidas no combate a incêndios florestais. As altas temperaturas e o vento que se fez sentir foram condições propícias ao deflagrar de vários fogos, um pouco por toda a região.
Uma das situações mais dramáticas viveu-se em Avidagos, no concelho de Mirandela. Ao início da noite o incêndio chegou a atingir várias frentes. O fogo esteve muito perto das habitações de cinco aldeias e as populações viveram momentos de pânico. A ajuda dos moradores no combate às chamas foi imprescindível, no sentido de evitar que as casas ardessem.
Em Mogadouro, um Bombeiro ficou gravemente ferido, ao ser atropelado por uma viatura, durante o combate ao fogo. O soldado da paz encontrava-se junto à estrada que liga Urrós a Espanha e, quando operava uma viatura de combate a incêndios, foi surpreendido por dois automóveis que chocaram, ao tentar atravessar uma coluna de fumo. O homem foi transportado para o Centro de Saúde de Mogadouro e, depois, para o Hospital Distrital de Macedo de Cavaleiros, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica.
Neste concelho, o fogo atingiu as zonas de Urrós, Bemposta e Tó, onde as dificuldades no combate ainda se faziam sentir pouco antes do fecho desta edição.
No concelho de Vinhais, o fogo atingiu uma área do Parque Natural de Montesinho, entre as localidades de Revelhe e Penso. O combate a este incêndio fazia-se com quatro corporações de bombeiros, 30 homens, 10 viaturas e dois aviões.
No concelho de Torre de Moncorvo, as localidades de Mações e Açoreira também foram fustigadas pelas chamas. Os dois incêndios foram combatidos por cinco corporações e 71 homens.



PARTILHAR:

Dois idosos de Mazouco

Jales Roack - 7 de Agosto