O bispo da Diocese de Bragança-Miranda lamentou hoje a perda da ligação aérea entre Trás-os-Montes e Lisboa, numa visita ao aeródromo municipal de Bragança, que servia de base aos voos.

José Cordeiro está a realizar visitas pastorais às paróquias de Bragança onde se localiza o aeródromo e quis conhecer a infraestrutura e chamar a atenção para a carreira aérea regional suspensa há quase cinco meses por decisão do Governo, depois de 15 anos de voos ininterruptos.

\"Eu tenho muita pena e vejo com muita tristeza a suspensão das ligações aéreas, porque não ajuda em nada ao desenvolvimento desta região\", observou o prelado.

José Cordeiro notou que o Nordeste Transmontano ganhou nos últimos anos novas estradas como o IP2, o IC5 e a Autoestrada Transmontana, que ainda está em obras e faz da viagem \"de Bragança a Macedo de Cavaleiros um tormento\".

Ainda assim, entende que o facto de a região não ter \"esta outra possibilidade de alternativa e, sobretudo de um meio tão rápido e tão direto na ligação à capital, a Lisboa, é de registar com tristeza\".

\"Não me compete a mim também avaliar, porque não sei sequer quais são as razões que estão subjacente a esta suspensão aérea da ligação Bragança-Lisboa, mas registo com pena e com tristeza\", acrescentou.

Os voos foram interrompidos no final de novembro, por decisão do Governo que alegou a oposição da União Europeia ao modelo de financiamento de 2,5 milhões de euros anuis, que teria de ser revisto.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, adiantou aos presidentes das câmaras de Bragança e Vila Real que a carreira aérea seria retomada em março, mas o prazo expirou sem expectativas para o regresso do avião.

O bispo de Bragança-Miranda também foi utilizador da ligação e entende que este serviço público é uma \"mais-valia\" para a região.

\"Não reclamamos medidas extraordinárias, nem sequer uma discriminação positiva, porque acho que todos têm o direito e tem de haver uma equidade e uma justiça, mas que esta região seja valorizada e, sobretudo as suas pessoas que tenham iguais oportunidades\", afirmou.

O bispo diocesano indicou que com esta iniciativa quis também solidarizar-se com \"as pessoas que precisavam desta possibilidade no âmbito do exercício da sua profissão, dos seus negócios, das suas empresas e até ao nível do desenvolvimento político, social e económico desta região\".

José Cordeiro passou hoje por algumas paróquias mais próximas da cidade de Bragança no âmbito das visitas pastorais que iniciou em setembro de 2012 e o vão levar a todas as 634 aldeias que constituem as 326 paróquias da Diocese de Bragança-Miranda em quatro anos.

Esta iniciativa serve para \"consolidar a relação com as mesmas e com as pessoas e para ter a noção real do Nordeste Transmontano\".



PARTILHAR:

Carlos Sequeira sai

1º Encontro de Arqueologia