Os responsáveis da GNR de Bragança manifestaram hoje a convicção de que o aumento de idosos isolados e sós nesta região não se deve tanto a casos novos, mas à forma mais «aprofundada» como foi realizado o censos em 2012.

O distrito de Bragança é o que maior número de idosos tem no país a residirem sós ou isolados. Na Operação Censos Sénior 2012, foram contabilizados 2.442, mais quase 900 do que em 2011.

\\"Não há nenhum outro indicador que justifique este aumento, nem a crise, nem a emigração\\", garantiu à Lusa o major Rui Pousa, das Relações Públicas do Comando Distrital de Bragança da GNR.

O censos foi realizado por esta força de segurança, que tinha elaborado um trabalho idêntico já no ano passado.

Rui Pousa entende que \\"este ano houve mais tempo, já se sabia o que se pretendia, fez-se um trabalho mais aprofundado\\".

De acordo com a GNR de Bragança, dos 2.442 idosos registados no Nordeste Transmontano, 2.402, a quase totalidade, vivem sozinhos

Os restantes 40 residem em locais isolados.

Os concelhos do distrito de Bragança com mais registos de idosos foram os de Vimioso, com 624, Torre de Moncorvo, com 450 e Bragança, com 365.

A GNR reconhece que estas pessoas se encontram em situação mais vulnerável, embora ressalve que neste distrito \\"não há grandes registos de criminalidade\\" relacionada com esta faixa etária.

Ainda assim, a GNR frisa que a sua missão, também com este trabalho de levantamento, é \\"tentar reduzir os riscos\\" e lembra que no distrito de Bragança existem quatro equipas de militares que se dedicam exclusivamente a estas problemáticas sociais, sinalizando, encaminhando e acompanhando assiduamente os idosos



PARTILHAR:

Moncorvo organiza jogos concelhios

Medo e fome entre os emigrantes portugueses em Londres