O flaviense Hugo Santos alcançou mais um resultado histórico para o motocross nacional, ao conseguir a vitória numa manga e o segundo lugar na outra, em prova pontuável para o Europeu de Motocross. Igual só mesmo Paulo Gonçalves o tinha conseguido em 2000, quando na Poutena obteve iguais classificações.

No crossódromo de Telões, em Vila Pouca de Aguiar compareceram apenas 30 pilotos, lote no qual estavam os quatro primeiros classificados do Campeonato antes desta prova e sete portugueses.

Hugo Santos mostrou o seu bom momento de forma logo nos treinos cronometrados, altura em que conseguiu o terceiro melhor registo, logo atrás do finlandês Jukka Pirinen e do belga Christof Godrie, prometendo uma boa corrida. Ainda nos treinos, Hélder Rodrigues era a primeira baixa entre os portugueses, ficando fora de combate depois de uma queda.

Na primeira manga, os cerca de quatro mil espectadores presentes no crossódromo de Telões vibraram com a prestação de Hugo Santos. O piloto flaviense arrancou da melhor forma e passou de imediato para a frente da corrida, liderança que não mais perdeu, vindo a vencer a manga com nove segundos de vantagem sobre Paulo Gonçalves, que terminava no segundo posto. O austríaco Siegfried Bauer, comandante do Campeonato, cruzava a meta apenas na oitava posição, enquanto o finlandês Jukka Pirinen desistia por queda logo na fase inicial da corrida e o dinamarquês Bo Vang Jensen também abandonava. Entre os primeiros classificados do Europeu, apenas o belga Christof Godrie subiu ao podium, depois da obtenção do terceiro lugar.

A história da segunda manga viria, contudo, a ser diferente. Jukka Pirinen foi o mais rápido no arranque, mas após duas voltas perdeu o comando para Hugo Santos. Todavia, o piloto transmontano sofreu uma queda quatro voltas mais tarde, baixando para o quarto lugar. Apesar do contratempo, Hugo Santos voltou ao ataque para recuperar até ao segundo posto, lugar em que viria a terminar a corrida, a apenas 2,6s do vencedor, Jukka Pirinen. Nenad Sipek terminava na terceira posição.

Com três jornadas já disputadas do Europeu de Motocross, e outras tantas por disputar, Siegfried Bauer mantém a liderança no Campeonato. Hugo Santos subiu do 13º para o quarto posto, ele que apenas disputou duas das três provas já realizadas. O piloto de Chaves estará ausente na próxima prova, a ter lugar no dia 11 de Maio, na Ucrânia, mas tem agendada a presença nas restantes, a disputar na Croácia e na Bélgica, altura em que procurará alcançar o seu objectivo neste campeonato, que passa por terminar classificado entre os cinco primeiros.



PARTILHAR:

Neste fim-de-semana

Freguesia de Lagoaça