Quatro pessoas da mesma família foram internadas na sexta-feira no hospital de Bragança com um quadro de gastroenterite devido ao consumo de cogumelos venenosos, disse à Lusa a enfermeira chefe do centro hospital do Nordeste.

Trata-se de uma mãe, filha, neta e genro, sendo que a criança, de cinco anos, foi transferida de helicóptero, no domingo à tarde, para o hospital pediátrico de Coimbra devido ao agravamento do seu estado de saúde.

De acordo com a mesma fonte, a criança está hoje de manhã a receber um transplante de fígado nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

A mãe, a pessoa mais velha, é dos três restantes doentes, a que apresenta um estado de saúde mais grave, no entanto está internada na unidade de cuidados intermédios do hospital de Bragança em estado considerado estável.

A filha e o genro, com cerca de 40 anos, estão internados no serviço de urgência.

Os três adultos estão a responder bem aos tratamentos, adiantou a fonte.

Os quatro elementos deram entrada na sexta-feira, mas só mais tarde, em conversa, disseram que comeram cogumelos.

O hospital pediu de seguida um parecer de uma investigadora do Instituto Politécnico de Bragança sobre a espécie de cogumelos em causa, dos quais havia amostras.

Na quinta-feira cinco imigrantes tailandeses foram internados no hospital de S. Bernardo em Setúbal por ingestão de cogumelos venenosos, tendo sido posteriormente transferidos para outros hospitais.



PARTILHAR:

Bom momento

Baleados acidentalmente