O PSD ganhou em Bragança com maioria absoluta, sendo reeleito Hernâni Dinis Venâncio Dias é o próximo presidente de Câmara que vai para um terceiro mandato.

Apurados os resultados 5 mandatos para o PSD, 2 para o PS.

O PS não qualquer junta de freguesia o que penaliza fortemente a candidatura de Jorge Gomes que conseguiu 26.98% dos votos, com o Chega quase a 6 % dos votos, posicionando-se como a 3ª força política mas longe das suas metas definidas que era pelo menos eleger o candidato à junta de freguesia da cidade.

O recandidato do PSD à liderança da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, conquistou para o PSD uma nova maioria absoluta e alcançou o pleno em todos os órgãos autárquicos do concelho, com a vitória em todas as freguesias.

Hernâni Dias alcançou nas eleições autárquicas de domingo a sexta maioria absoluta consecutiva para o PSD, que é poder desde 1997 no concelho da capital de distrito, destacando-se por alargar a ‘onda’ social-democrata a todo o concelho.

O PSD venceu nas 39 freguesias do município e obteve nova maioria na Assembleia Municipal.

A composição do executivo municipal ditada pelos resultados destas eleições mantém cinco eleitos do PSD e dois do PS, com os sociais-democratas a alcançaram uma votação idêntica a 2017, com 57,5% dos votos, mais do dobro do PS.

A abstenção no concelho foi superior à de há quatro anos, com quase metade dos mais de 45 mil eleitores inscritos que não foram votar.

Na reação à vitória, o presidente da Câmara eleito, que irá cumprir o terceiro e último mandato, disse que tem agora “uma grande responsabilidade” e promete para os próximos quatro anos “o mesmo rigor, dedicação, honestidade e proximidade”.

“Esse é o nosso objetivo para que conseguirmos ter os nossos cidadãos com as necessidades satisfeitas”, declarou, garantindo que “as pessoas podem esperar a mesma postura de rigor, de trabalho”.

Para o próximo mandato, Hernâni Dias reitera que aposta em “mais investimento, mais postos de trabalho, em canalizar energias para atrair população, tornar o concelho cada vez mais atrativo e competitivo”.

“Estou muito satisfeito”, afirmou.

O PS tentou, pela terceira vez, com Jorge Gomes conquistar o município, mas sem sucesso e com a perda das cinco freguesias que tinha no concelho.

O candidato derrotado considerou que o resultado “não é uma questão só do distrito de Bragança, é transversal ao país todo”.

“Há aqui um fenómeno qualquer que nos ultrapassa”, afirmou, considerando que “o balanço é negativo” para o PS “e não é da responsabilidade de ninguém”.

Hernâni Dias foi reeleito com 57,51% dos votos, que correspondem a cinco mandatos. O segundo partido mais votado foi o PS, com 26,98% e dois mandatos, e em terceiro lugar ficou o Chega, com 5,89% dos votos.



PARTILHAR:

João Gonçalves PSD renova maioria em Carrazeda de Ansiães

Eduardo Tavares eleito presidente de Câmara de Alfândega da Fé