O atual presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, quer somar este mês mais um mandato a 24 de anos de poder do PSD, que tem conquistado maiorias absolutas desde 1997 na capital de distrito.

Professor de profissão, há 18 anos que Hernâni Dias está afastado do ensino, quase tantos como os que conta no município de Bragança, onde chegou pela mão do anterior presidente Jorge Nunes.

Hernâni Dias sucedeu a Jorge Nunes e concorre a um terceiro e último mandato nas eleições de 26 de setembro, às quais se apresenta com um projeto de continuidade.

A recandidatura, resume, surge “numa perspetiva de continuar o trabalho que tem vindo a ser feito de desenvolvimento, de proximidade com as pessoas, sempre com dois ou três temas perfeitamente identificados”.

Estes temas são, como enumerou, “coesão social, regeneração urbana e competitividade do concelho, no sentido de continuar a atrair novos investimentos, [com] capacidade de fixar pessoas, criando novos empregos e fazendo com que aqueles que cá estão tenham oportunidades”.

“O que me proponho, desde já, é constituir uma equipa que me acompanhe num claro respeito para com todos, garantindo a boa gestão financeira do município, não esquecendo uma visão de futuro”, apontou.

O candidato mantém “a atual estrutura executiva com pequenas alterações” e a surpresa é a escolha de Cristina Ribeiro, antiga diretora do centro de emprego, para encabeçar a lista à Assembleia Municipal, lugar até agora ocupado pelo ‘histórico’ Luís Afonso.

Há quatro anos, o PSD conseguiu 57% dos votos e a eleição do presidente e quatro vereadores, e o PS ficou com os outros dois vereadores e 27% da votação.

A maioria social-democrata no concelho de Bragança reflete-se também nas 34 das 39 freguesias onde o PSD é poder, sendo as restantes cinco do PS.

Hernâni Dias tem 54 anos e é professor de Português no agrupamento de escolas de Mirandela, no distrito de Bragança.

Há 18 anos foi nomeado delegado do então Instituto Português da Juventude de Bragança, em 2003, pelo Governo PSD/CDS-PP.

Foi presidente da Junta de Freguesia de Sendas, no concelho de Bragança, da qual faz parte a aldeia onde nasceu, Fermentãos.

Em 2005 foi escolhido para chefe de gabinete do então presidente da Câmara, Jorge Nunes, seguiu-se a eleição para vereador e para líder do executivo, em 2013.

Oito anos depois da primeira eleição, Hernâni Dias volta a concorrer à presidência da Câmara da capital de distrito, no concelho mais populoso do Nordeste Transmontano, com 35.722 eleitores.

Para as estruturas locais do partido, Hernâni Dias “reúne todas as condições para, mais uma vez, o PSD ter uma vitória” nas autárquicas em Bragança.

Os sociais-democratas são os únicos, entre as seis candidaturas formalizadas para as eleições de 26 de setembro, a concorrer a todos os órgãos autárquicos do concelho.

Texto: Helena Fidalgo/Lusa, Fotografia: António Pereira



PARTILHAR:

Prisão preventiva para suspeito de roubo por esticão

Todos os distritos estão hoje e quarta-feira sob aviso amarelo