O Ministro da Agricultura, Jaime Silva, vai hoj e ao Douro avaliar os estragos causados quarta-feira pela queda de granizo, que provocou elevados prejuízos em hectares de vinhas de produção de vinho do Porto.

Jaime Silva inicia a visita com uma deslocação ao Centro de Estudos Vitivi nícolas do Peso da Régua e depois percorrerá as áreas mais afectadas pelo mau te mpo, nomeadamente as localidades de Ervedosa do Douro (São João da Pesqueira) e Pinhão (Alijó).

A região do Douro foi assolada por uma tempestade de chuva intensa e trovo ada, entre as 21:30 e as 23:00 de quarta-feira, e de \"blocos de gelo\" que caíram durante cerca de 15 minutos.

O mau tempo afectou os concelhos de São João da Pesqueira, Alijó, Sabrosa e Tabuaço.

No concelho de Alijó terão sido afectados cerca de 800 hectares de vinha, maioritariamente de produção de vinho do Porto, e cerca de mil agricultores, a maioria dos quais de pequena e média dimensão.

A Câmara de Alijó já pediu ao secretário de Estado adjunto do ministro da Agricultura uma pulverização, via área, das vinhas com um produto à base de cálcio para promover a cicatrização das videiras.

Este é o terceiro ano consecutivo que os agricultores do Douro são afectad os pela queda de granizo e chuva intensa em Junho, que provoca elevados prejuízo s em hectares de vinha, olival e pomares.

Também a 19 de Junho de 2005 agricultores da freguesia da Galafura, Pes o da Régua, se queixarem de vários hectares de vinha e pomares destruídos por um a chuva de granizo que caiu durante cerca de 15 minutos.

A 07 de Junho de 2004, a queda de granizo nas localidades de Porrais e Sobreira, concelho de Murça, provocou prejuízos em vários hectares de vinha e olival de 450 agricultores.

Logo no dia a seguir, o então Ministro da Agricultura, Sevinate Pinto, visitou estas localidades para avaliar os estragos e, a 09 de Junho, o Conselho de Ministros aprovou a disponibilização de uma quantia até um milhão de euros para pequenos agricultores do concelho de Murça afectados pelo mau tempo.

Mais de um ano depois, os agricultores receberam as compensações - cerca de 600 euros por hectare de vinha.



PARTILHAR:

S. Mamede de Ribatua

Autarquia local nega