Marco Martins, Adjunto de Operações na Autoridade Nacional de Protecção Civil, considera que «há condições otimistas para o combate ao incêndio» que lavra na zona de Bragança, desde a hora de almoço de quarta-feira. E que foi considerado o maior do Norte, este ano.

Segundo o Adjunto de Operações na Autoridade Nacional de Protecção Civil, que está no teatro das operações, o incêndio, que chegou a ter quatro frentes ativas durante a noite, tinha, cerca das 10 horas da manhã, \"apenas uma frente ativa, a sul\", a ser combatida pelos meios aéreos, entre os quais se encontram dois aviões bombardeiros espanhóis.

Marco Martins sobrevoou a área de helicóptero e constatou, ainda, a existência \"de pequenos focos de incêndio, em áreas dominadas, que não oferecem perigo\".

Em declarações à SIC Notícias, esta manhã, o Adjunto de Operações na Autoridade Nacional de Protecção Civil revelou que os bombeiros sentiram \"muitas dificuldades durante a noite\", mas foi conseguido \"um combate eficiente às chamas, graças ao esforço de todos os envolvidos\".

Com o nascer do dia, Marco Martins diz que se verificavam, a meio desta manhã, condições favoráveis ao combate ao incêndio, que conta com o apoio de dois bombardeiros espanhóis, que entraram em ação cerca das 8.30 horas desta quinta-feira, quando o incêndio tinha ainda três frentes ativas.

Com as chamas a evoluírem desfavoravelmente, durante a madrugada, foi acionada uma equipa do Posto de Comando Operacional Distrital de Coimbra, às 6.30 horas, e mobilizados quatro pelotões militares, às 7.10.

Segundo informação da Proteção Civil, às 9.40 horas desta quinta-feira, 724 operacionais, dos quais 574 bombeiros, participavam no combate às chamas, apoiados por 169 veículos.

O incêndio deflagrou às 13.47 horas de quarta-feira e ameaçou várias aldeias no concelho de Mogadouro, nomeadamente Bruçó, Estevais e Quinta das Quebradas, mas também em Alfândega da Fé e Freixo de Espada à Cinta.

Já arderam centenas de hectares de mato, olivais e amendoeiras, gado e anexos de casas.



PARTILHAR:

Entre 13 de julho e 05 de outubro

«Jobshop 2013»