O sucesso das ligações aéreas entre Bragança e Paris, utilizadas preferencialmente pelos inúmeros emigrantes naturais da região transmontana, levou a empresa responsável a garantir a continuidade da experiência. Aliás, para o próximo Verão estão prometidos mais voos.

A empresa responsável pela ligação aérea Bragança/Agen/Paris, a Aerocondor, vai dar continuidade à experiência iniciada este Verão com um aumento do número de voos no próximo ano para três vezes por semana.

Segundo o director comercial da operadora, Fernando Lopes, a adesão dos emigrantes transmontanos aos voos experimentais iniciados a 29 de Julho superou as expectativas, com uma taxa de ocupação que rondou os 80 por cento.

De acordo com aquele responsável, em cada viagem têm sido ocupados entre 38 a 40 dos 48 lugares disponíveis no avião, o que leva a empresa a apostar na continuidade da linha. O anúncio foi feito segunda-feira no início de uma visita de uma semana às regiões francesas de Agen e Paris, promovida pela Comissão Regional de Turismo do Nordeste Transmontano, que pretende aproveitar a ligação aérea para promoção da região junto dos operadores turísticos franceses.

Calendário

Os voos que se realizavam semanalmente à sexta e segunda-feira passam a quinzenais a partir de 2 de Setembro, com viagens à sexta-feira e ao Domingo, mas só até 18 de Setembro. A Aerocondor vai suspender nessa data a ligação para Bragança, que será retomada novamente nas épocas em que os emigrantes mais procuram a região, nomeadamente no Natal e na Páscoa. Segundo o director comercial, os voos mantêm-se com um periodicidade quinzenal a partir da Páscoa e até Julho, altura em que o avião passará a ligar Bragança/Agen/Paris três vezes por semana, à segunda, quarta e sexta feira, durante todo o Verão.

A ligação aérea ronda os 350 euros ida e volta. Os emigrantes transmontanos são os principais utilizadores desta linha, que o presidente da Comissão Regional de Turismo do Nordeste Transmontano, António Afonso, gostaria que fosse também um meio para que os franceses escolham cada vez mais a região para férias.

Ao longo desta semana, a região de turismo está a fazer contactos com as entidades locais francesas e com operadores turísticos, apoiada pelo ICEP, o instituto público nacional que promove o comércio e o turismo no estrangeiro.



PARTILHAR:

Transmontanos à conquista de França

Seca