De 30 de março a 1 de abril os habitantes da aldeia raiana de Rio de Onor realizaram o sonho de viajar até à capital do país, para conhecerem os pontos mais emblemáticos da cidade.

Depois de, no primeiro dia, vivenciarem a experiência, muitos pela primeira vez, de pernoitarem num hotel, a primeira paragem do programa cultural aconteceu no dia 31, pelas 10h00, na Torre de Belém. A visita foi um momento animado, surgindo depois a oportunidade para a degustação dos pastéis mais famosos do país.

Reforçando a importância da viagem e das experiências vividas, José Valente, Presidente da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, salientou que “mais de metade das pessoas nunca lá estiveram; outros tantos há mais de 20 anos que não lá vão”. Explicou ainda que as distâncias geográficas destas aldeias do interior acentuam, muitas vezes, o elevado isolamento geográfico e social da comunidade.

O bom tempo ajudou, e o grupo seguiu para o Mosteiro dos Jerónimos e para a Basílica da Estrela, antecipando um almoço com direito a diferentes pratos da gastronomia portuguesa, servidos no espaço da Cervejaria Trindade, a mais antiga do país.

O Palácio de São Bento foi o ponto de visita que se seguiu, revelando-se um dos espaços que despertou mais interesse, já que estiveram sentados no ‘’lugar dos deputados’’ e “onde se tomam as decisões importantes do país”, ouvia-se entre o grupo.

Denunciando as preferências clubísticas de grande parte dos participantes nesta viagem de sonho, o grupo rumou ao Estádio da Luz e ao Museu do Benfica. Prosseguiram então para o centro da cidade, com uma paragem propositada no elevador de Santa Justa, aproveitando para desfrutar da vista panorâmica sob a baixa lisboeta.

No domingo de manhã, 3º dia da viagem, o grupo partiu para o Oceanário de Lisboa e Pavilhão do Conhecimento, cujas visitas acompanhadas permitiram um enquadramento detalhado dos espólios e exposições visitados.

O Jardim Zoológico, último ponto de visita do programa, proporcionou o momento mais entusiasmado do dia, justificado pela curiosidade de ver alguns animais ao vivo pela primeira vez.

Francisco Madelino, Presidente da Fundação INATEL, acompanhou a viagem, aproveitando para assinalar que iniciativas como esta concretizam a função social da instituição. Afirmou que “o país se litoralizou nas áreas metropolitanas, permanecendo estas aldeias pequenas, com uma estrutura etária muito envelhecida”. Elucidou igualmente os principais critérios de seleção da Aldeia, uma vez que se situa no Parque Natural do Montesinho e que é conhecida por ser ainda uma aldeia comunitária, cuja vida social se mistura com a das comunidades espanholas vizinhas.

Este projeto da Fundação INATEL tem como objetivo a sensibilização para a importância da salvaguarda do património cultural - material e imaterial - das aldeias históricas portuguesas; assim como a atribuição de maior notoriedade a pequenas localidades, designadamente com visitas turísticas organizadas.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Incêndio dominado em Mondim de Basto

Escola EB1 de Santo Amaro vai ser requalificada