As juntas de freguesia do concelho de Bragança anunciaram hoje que ofereceram um aparelho de raio X portátil ao hospital de Bragança.

O aparelho foi adquirido pelas autarquias para a Unidade de Cuidados Intensivos, que doaram também um detetor portátil para o “hospital de campanha” instalado numa tenda junto à urgência, que ainda não foi necessário utilizar.

“Com esta aquisição e oferta à Unidade Hospitalar de Bragança da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, pretendemos contribuir e ajudar no combate a este inimigo invisível”, divulgaram.

O Raio-X portátil dispõe de um sistema moderno, de utilização fácil e com capacidade extra de flexibilidade. Por sua vez, o Sistema de Aquisição Digital de Imagem Direta, sem fios, é uma tecnologia inovadora, que permite produzir imagens com elevada definição e enviá-las diretamente para o processo clínico do doente. Este sistema adapta-se a qualquer sistema de Raio-X convencional, funcionando com qualquer tipo de aparelho, quer seja fixo ou portátil. E conta ainda com uma consola portátil, com o mesmo software e funções de uma estação fixa, que pode ser acoplada ao aparelho de Raio-X portátil.

Estes equipamentos, que representam um investimento na ordem dos 50 mil euros, são essenciais no tratamento de doentes que necessitam de realizar exames radiológicos, entre os quais doentes com infeções respiratórias graves, pelo que têm uma importância vital perante a atual pandemia de COVID-19.

Este equipamento, foi instalado ontem, dia 20 de abril, na Unidade Hospitalar de Bragança.



PARTILHAR:

Politécnico de Bragança mantém aulas não presenciais até 30 de maio

Petição pública contra a abertura já das creches e infantários