As recentes alterações promovidas no Programa Nacional de Formação de Treinadores, estabeleceram a obrigatoriedade a todos os treinadores, de possuir uma formação específica de 5 horas para desempenhar a função de tutor de estágios em cursos de treinador. 

Perante esta nova medida que entrou em vigor para a época 2021-22, a Associação de Futebol de Bragança promoveu uma Formação de Tutores para as modalidades de Futebol e Futsal com uma validade de 3 épocas desportivas. A formação decorreu segunda-feira dia 6 de setembro, entre as 19h00 e as 24h00 via plataforma Zoom, tendo como formadores o Diretor Técnico Regional Sílvio Carvalho e o treinador nacional André Teixeira. 

O formato E-Learning permitiu à  Associação de Futebol de Bragança contar com uns impressionantes 100 participantes, numa formação que reuniu treinadores oriundos de vários pontos do país. 

O Diretor Técnico Regional Sílvio Carvalho quando questionado sobre a importância  da formação e deste tipo de iniciativas da AF Bragança, respondeu da seguinte forma: "Este tipo de formações vem de encontro ao plano de desenvolvimento formativo que traçámos. O desenvolvimento sustentável do futebol distrital/nacional, passa claramente por criar mais conhecimento e competência a todos os agentes desportivos. Vem aí um novo ciclo de 3 Formações Gerais, que está com uma enorme adesão, contamos com todos." 

O Diretor Técnico Regional deixou ainda um comentário relativo ao grande número de participantes: "É extremamente gratificante e motivador ter tido uma afluência tão grande para a nossa realidade. Só nos confere mais responsabilidade, por sabermos que em todos os pontos do país estão a olhar para as formações da AF Bragança com interesse."

Rafael Pinheiro atual treinador do Sport Clube de Mirandela, prestou também o seu parecer sobre a formação e a importância da mesma: "Formações muito importantes para o nosso distrito , a AF Bragança tem sido  muito importante para o aumento qualitativo do conhecimento geral no nosso distrito. 
O conteúdo específico desta formação torna-se muito importante para o desenvolvimento organizacional dos treinadores e das equipas técnicas, estamos agora muito melhor preparados para ajudar os estagiários no seu processo evolutivo, mas também mais preparados para o nosso próprio dia a dia como treinadores de futebol."



PARTILHAR:

Portugal assinou hoje a Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias

Áreas de Gestão de Paisagem são instrumento de valorização do mundo rural