As viagens aéreas entre Bragança e França podem ser retomadas já este Verão, de modo a servir os muitos emigrantes transmontanos que se deslocam de férias. Esta é a intenção do presidente da Aeronorte, José Ribeiro, que este fim-de-semana acompanhou o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, a Paris, para se reunirem com responsáveis da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa e da Câmara de Lagarenne-Colombes.

O objectivo do encontro foi indagar o interesse em retomar as viagens entre os dois países, a partir de Trás-os-Montes.

José Ribeiro adiantou ao JN que a deslocação a França \"correu bem\", e que parece existir muito interesse na ligação aérea com regularidade. No entanto, a Aeronorte vai realizar primeiro um estudo de viabilidade económica para ter mais certezas sobre o potencial da ponte aérea regular. O estudo deverá revelar qual o público-alvo, quantas viagens semanais seriam viáveis, que tipo de aeronave seria necessária e o preço das viagens.

Entretanto, mesmo antes de o estudo estar concluído, a Aeronorte está a ponderar fazer algumas viagens, a título experimental, este Verão, que coincidam com o pico das férias dos emigrantes transmontanos para ver a resposta à ligação aérea.

O objectivo passa por criar uma ponte aérea regular, com duas ou três viagens semanais para Paris e Madrid, de modo a fomentar o turismo e as viagens de negócios. \"Quando começarmos é para continuar e não para fazer duas ou três viagens e parar, explicou José Ribeiro.

A Aeronorte assegura a título temporário a ligação aérea entre Bragança -Vila Real -Lisboa, e veio substituir a Aerocondor, que ganhou o concurso público para a concessão subsidiada pelo Estado, cujo serviço acabaria por ser suspenso este ano por incumprimentos legais.



PARTILHAR:

Por incumprimento dos prazos

Até 21 de Maio