“Alfaião”, filme realizado por André Almeida Rodrigues, distinguido com o Prémio de Melhor Filme (Não Ficção) no Ahmednagar International Short Film Festival, que decorreu na Índia.

"Alfaião" ganhou o Prémio de Melhor Filme (Não Ficção) no Ahmednagar International Short Film Festival, que decorreu entre 8 e 10 de março em Amadanagar, Índia. A exibição decorreu no dia 8 de março e só hoje é que foi comunicado o prémio e a exibição de “Alfaião” no Ahmednagar International Short Film Festival.

“Alfaião” é um filme poético sobre a rotina diária de uma aldeia. O filme contemplativo que enaltece os aspetos quotidianos e simples da vida. Por exemplo, o agricultor a cavar a terra, o pastor a guiar o rebanho e o aldeão a encher alheiras.

Este filme é uma das cinco melhores curtas-metragens portuguesas estreadas em 2017, segundo os bloggers cinéfilos portugueses e ganhou 9 prémios. Por exemplo, “Alfaião” é a Melhor Curta-metragem Europeia no International Documentary Festival of Ierapetra (5ª edição) e o Melhor Documentário de Curta-metragem no FICABC – Festival Internacional Cinematográfico del Atlántico, Barranquilla (4ª edição).

Até hoje, “Alfaião” tem 74 seleções/exibições em 28 países. Por exemplo, “Alfaião” foi selecionado para o Pärnu International Documentary and Anthropology Film Festival (31ª edição), o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (26 ª edição) e o International Film Festival ZOOM – ZBLIZENIA (21ª edição), que são históricos festivais de cinema.

“Alfaião” para além de ser um filme também é o projeto final de Mestrado em Som Imagem na Universidade Católica Portuguesa de André Almeida Rodrigues.

A aldeia de Alfaião é uma pequena aldeia localizada às portas de Bragança e, em 2011, era habitada por 173 pessoas. Esta aldeia tem uma topografia de cariz planáltico e é atravessado pelos rios Fervença e Penacal. Por isso, tem terras muito férteis. Na última ceia de natal comunitária, a aldeia de Alfaião homenageou o cineasta André Almeida Rodrigues com uma placa de agradecimento por ter levado “Alfaião pelo mundo fora”.

André Almeida Rodrigues é um realizador português natural de Leça do Balio, em Matosinhos, com produções premiadas e exibidas em todo mundo. A sua última produção é o videoclipe “Break, Break, Break” dos The Bookkeepers, banda de rock poético de Santa Maria da Feira. Este videoclipe, que é protagonizado pela comunidade piscatória de Angeiras, em Matosinhos, estreou online em janeiro de 2019 e, até hoje, tem 2 prémios e 3 seleções para festivais.



PARTILHAR:

Festival Quintanilha Rock convida a escrever cartas de amor à mão

Valpaços reivindica barragem de 18ME para enfrentar anos de seca