Macau vai realizar em 14 e 15 de Junho a 6ª edição da Festa da Lusofonia, iniciativa da câmara municipal local que pretende «afirmar a diversidade cultural e homenagear as comunidades locais de expressão portuguesa».

A Festa da Lusofonia é essencialmente uma festa popular que, de acordo com o programa divulgado hoje, decorrerá na Ilha da Taipa, onde serão realizados espectáculos musicais e jogos tradicionais.

A festa inclui também um torneio de matraquilhos, e barracas de petiscos e artesanato, em que estarão representadas as comunidades lusófonas de Macau, Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Damão e Diu, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Organizada pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), a Festa da Lusofonia inclui também uma exposição de Arte Religiosa da Companhia de Jesus, em que serão exibidas 82 peças de origem europeia, chinesa e japonesa datadas do século XVIII ao século XX.

Sendo a gastronomia componente fundamental da festa, funcionará durante o fim-de-semana o restaurante Gastronomia Lusófona, cuja ementa será um \"passeio\" por pratos típicos das comunidades representadas.

A Festa da Lusofonia contará também com uma estação de rádio própria, a \"Rádio Carmo\" (nome do Largo da vila da Taipa onde decorrerá parte da festa), que no local irá dando conta dos acontecimentos do programa.



PARTILHAR:

Centro histórico tem plano aprovado

Comunidades de expressão portuguesa em Macau