Além dos momentos de lazer que a iniciativa lhes proporcionou (canoagem, natação, jogos populares e serões musicais, entre outros), os jovens executaram algumas tarefas ligadas á conservação da natureza, nomeadamente a limpeza da mata, visitas a áreas protegidas, percursos a pé e em bicicleta (BTT), orientação nocturna, levantamento de fauna e flora e jogos ambientais.

Estas acções, cujo objectivo foi "ensinar a forma como os jovens se devem comportar em espaços naturais", terminaram no mesmo local onde foram passados os primeiros dois dias, ou seja, num acampamento montado no recinto do santuário de Santo Ambrósio. O restante tempo foi passado no lugar da Avilheira (Chacim), junto ás termas de Balsamão e no núcleo de Salselas do Parque de Natureza: dois dias no primeiro e os restantes seis no segundo.

Além da prática de alguns desportos na albufeira do Azibo, como a canoagem, o voleibol de praia e os jogos de água, os jovens ainda tiveram a oportunidade de dedicar algum tempo das férias à natação nas piscinas municipais, utilizando um autocarro disponibilizado pela autarquia para o efeito. Todas estas actividades, incluindo a da preparação das próprias refeições em cuja confecção colaboraram, por escala, nomeadamente na do pequeno almoço e do lanche, tiveram como objectivo "ocupar os jovens durante o dia, retirando-os assim da ociosidade da rua, despertando neles o gosto pela natureza e dando-lhes a oportunidade de conhecerem as potencialidades que a mesma oferece em termos de lazer".

O último dia (domingo) foi passado com os pais dos participantes no recinto do santuário de Santo Ambrósio, o local propositadamente marcado para o almoço de mais um Encontro de Gerações, com parte dos idosos do concelho. Naquele espaço de convívio, os jovens ainda contaram, durante a tarde, com uma surpresa da organização, que foi a de lhes ter proporcionado divertimentos como o touro mecânico e o recreio, pelo recinto, com motorizadas 4x4. No final houve a entrega de lembranças a todos os participantes nas Férias Verdes, na presença dos seus pais, que tiveram a oportunidade de confraternizar com os amigos dos seus filhos e com as respectivas famílias. Por isso, foi difícil evitar o desprendimento de algumas lágrimas, que foram visíveis na hora da despedida, ao fim do dia de domingo.

Os jovens de Lisboa, do Porto e da Madeira tiveram conhecimento da organização das Férias Verdes através da Internet e de alguns jornais nacionais. Daqueles, só os que vieram do Porto e da Madeira é que têm laços familiares em Macedo.



PARTILHAR:

Obras na estação do Pinhão

Programa Polis avança