Os pedidos para habitação social dispararam nos últimos anos em Bragança com um número de solicitações quase seis vezes superior aos realojamentos concretizados, segundo dados divulgados hoje pela autarquia local.

A Câmara Municipal, responsável por três bairros sociais com 270 fogos, recebeu, entre 2009 e 2012, 129 pedidos de habitação e realojou no mesmo período 26 famílias, de acordo com informação disponibilizada à Lusa pelo município.

O pico dos realojamentos nos últimos anos ocorreu em 2008, com a atribuição de casa a 17 famílias, um número de que se aproximou o ano de 2012, com o realojamento de 12 famílias.

O presidente da Câmara, o social-democrata Jorge Nunes, fez as contas dos três mandatos à frente da autarquia da capital de distrito, indicando que, desde 1998, foram realojadas 75 famílias nos bairros sociais da cidade.

A esmagadora maioria, 50 famílias, foram contempladas desde 2008, o ano do início da crise económica em Portugal e em que se \\"intensificaram as ações de realojamento face aos anos precedentes\\", indica a autarquia.

A aposta municipal no realojamento \\"acompanhou o crescente número de pedidos que deram entrada nos últimos anos\\".

A autarquia celebrou, na quarta-feira, mais oito contratos de arrendamento com outras tantas famílias carenciadas, às quais foram entregues apartamentos do tipo T3 e T2, e que ainda não constam na contabilidade anterior.

O município tem executado obras de requalificação dos bairros sociais e definiu um conjunto de condições de acesso e critérios para a atribuição \\"de uma habitação condigna às famílias com parcos recursos financeiros e expostas a fenómenos recorrentes de pobreza e exclusão social\\".



PARTILHAR:

Transmontanos emigrados em França criam associação para ajudar crianças

Reflexo da realidade da região