A Câmara de Bragança espera que o Governo aproveite a quinta edição da Norcaça/Norpesca - Feira Internacional da Caça do Norte para tomar uma posição sobre a Zona Nacional de Caça da Lombada, cuja gestão, da responsabilidade da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, não agrada às freguesias que não recebem nenhuma compensação pelas espécies que ali são abatidas.

A Autarquia considera que aquela zona tem um maior potencial do que aquele que está a ser explorado, porque tem várias espécies de caça (menor e grossa). Anualmente, são abatidos seis veados, mas estima-se que o número de efectivos daquela espécie seja superior a 300. Cada veado pode render 2500 euros quando é abatido.

A falta de fiscalização também desagrada à Câmara de Bragança , \"porque a caça furtiva existe na região com maior intensidade do que há anos atrás, o Estado não aumentou o número de efectivos e a região é muito vasta\", referiu o vice-presidente da Autarquia, Rui Caseiro.

A Câmara quer que as juntas de freguesia colaborem no planeamento da gestão da zona, que se faça mais investigações e se aumente o investimento.

A caça é um dos principais atractivos do Nordeste Transmontano, \"que já constituiu uma região de referência a nível nacional\", afirmou o autarca, o que motiva a deslocação de vários milhares de caçadores. Dai que a Norcaça/Norpesca seja uma feira que já consolidou a sua posição. \"Actualmente é considerada a segunda melhor do país\", frisou Rui Caseiro.

O certame vai decorrer entre os próximos dias 26 e 29 de Outubro, com várias actividades, designadamente provas de corridas de galgos, montarias ao javali, demonstração de pesca no pavilhão da feira, concursos de pesca ao achigã e à truta. Estão confirmados 80 expositores de artigos de caça e pesca.



PARTILHAR:

Programa «Prohabira»

Os primeiros efeitos do processo de Bolonha