A secular Feira das Cantarinhas volta a animar Bragança, no fim de semana de 29 de abril a 01 de maio, depois ter sido cancelada durante dois anos devido à pandemia de covid-19, divulgou o município.

A Câmara Municipal organiza, em conjunto com a Associação Comercial, Industrial e Serviços (ACISB), aquela que é a mais emblemática feira anual de Bragança onde tradicionalmente se comprava o renovo para plantar as terras.

O principal atrativo e que deu nome à feira são as cântaras de barro, que antigamente mantinham a água fresca e que na atualidade assumem vários feitios e tamanhos.

As típicas continuam, contudo, a ser as de Pinela, uma aldeia do concelho, e podem ser encontradas, sobretudo, na Feira de Artesanato, que começa dois dias antes, a 27 de abril, na Praça Camões.

A Feira das Cantarinhas espalha-se por todo o centro histórico da cidade, com feirantes de diversos setores e um espaço de diversões, mais afastado, no Parque do Eixo Atlântico.

O evento tem ainda outras atrações, como atuações de diversos grupos locais de dança e teatro, assim como atividades desportivas, entre estas o Campeonato de Portugal de Trial Urbano 4x4.

O atletismo é também uma constante no programa há 22 anos, primeiro com a Milha das Cantarinhas e agora com a primeira Meia Maratona das Cantarinhas.

A corrida aberta a atletas profissionais e amadores, inclui as opções de 21, 10 e 5 quilómetros, assim como corridas jovens e caminhada.

A prova parte, no dia 08 de maio, do Forte de S. João de Deus, junto ao edifício dos Paços do Concelho.

As atividades programadas para o regresso do mais tradicional certame de Bragança têm como objetivo gerar dinâmica na cidade, através da interligação entre a Feira das Cantarinhas, a Feira de Artesanato e o Comércio Tradicional, segundo a organização.

 



PARTILHAR:

Septuagenário morre em Bragança vítima de acidente em trator

Intoxicações: Como proceder