"Há famílias que podem passar fome se o Estado não intervier". O desabafo é do presidente da Junta de Freguesia de Trevões, Manuel Pereira, ao JN, depois da destruição de algumas áreas de vinha, pomares e soutos, além de arrastamento de terras, após a violenta queda de granizo da passada quarta-feira.

Segundo o autarca, a área afectada atinge 80 hectares e cerca de uma centena de agricultores ficaram já "com a vindima feita". "Queremos que o Poder Central nos conceda uma indemnização para cobrir os prejuízos", sublinhou. José Gabriel, um viticultor que viu desaparecer toda a colheita deste ano. "Colhia 11 pipas. Depois desta tragédia, com uma cesta faço a vindima" acrescentou.

A situação levou a própria Junta a solicitar a ajuda da Câmara de S.João da Pesqueira e da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os Montes (DRATM), que já enviou técnicos ao terreno para que já fizeram o levantamento da área afectada.

O director da DRATM, Fernando Martins, disse, ao JN, que "a dimensão da área é inferior à de Murça, mas também merece atenção". Aquele responsável adiantou que "os meios aéreos que estão a aplicar as caldas de cálcio nas zonas de Sobreira, e Candedo não podem actuar em Trevões, porque não há uma pista perto e as áreas destruídas são descontínuas".

O presidente da Câmara de S.João da Pesqueira, António José Costa, também visitou as zonas atingidas e manifestou que "a autarquia está disponível, no âmbito das suas competências, para ajudar os lavradores".

"As bolas de granizo caído eram tão grandes, que tivemos de correr para debaixo das árvores, senão, íamos parar ao hospital", recordou António Ramos, um lavrador de Trevões. Manuel Pereira acrescenta que "em causa poderá estar a perda de cerca de mil pipas de Vinho do Porto, várias toneladas de maçã, cerejas e castanhas". Os agricultores atingidos não têm seguro contra intempéries. "Estão muito caros e a vinha já nem dá para os pagar" disse um viticultor.

O granizo destruiu também vinhas em algumas zonas altas de Vilarouco. De referir que os técnicos da DRATM estão a aconselhar os viticultores atingidos a fazerem tratamentos específicos às vinhas.

Segundo o Instituto de Meteorologia e Geofísica, a "tendência de trovoadas e queda de granizo no Douro Interior poderá diminuir nos próximos dias".



PARTILHAR:

III Feira do Granito de 19 a 22

Grande susto no Bairro Operário