Um mês depois de o governador civil de Bragança ter anunciado que iria financiar os encargos dos testes de um sistema que activa o arco dos tractores agrícolas em caso de acidente, idealizado no papel por Valdemar Lima, um agricultor de Cabanelas, agora um mecânico de máquinas agrícolas de Vale Salgueiro, também do concelho de Mirandela, apresentou o protótipo já elaborado e até já realizou demonstrações que comprovam a sua eficácia.

Leonel Sousa, mecânico de máquinas agrícolas há mais de 40 anos, diz que, em Junho do ano passado, ficou duas noites sem dormir, depois da morte de um amigo, num acidente com um tractor agrícola. \"Peguei numa esferográfica e comecei a desenhar um sistema e deitei mãos à obra\", conta Leonel, que só concluiu a montagem do sistema há duas semanas, porque necessitou de uma válvula que teve de encomendar em Itália.

O mecânico até já baptizou o protótipo. Chama-se PITS (protecção integral do tractorista com sirene). \"Consiste no disparar automático do arco de segurança quando o tractor tem uma inclinação perigosa, evitando que o capotamento da máquina venha a provocar a morte, por esmagamento, do operador\", como acontece na maioria dos acidentes.

Para provar que o sistema funciona, Leonel avançou para o tractor com o PITS instalado, dirigiu-se para a berma da estrada, junto à oficina e, perante a inclinação acentuada, o arco foi accionado automaticamente e fez funcionar uma sirene que pretende ser um alerta para um eventual acidente, para que o socorro aconteça mais rapidamente.

O mecânico efectuou demonstrações nas feiras de Carrazeda de Ansiães e de Mirandela, e diz já ter encomendas para o equipamento, faltando apenas registar a patente, para o que conta ter o apoio do governador civil de Bragança.

Os orçamentos estão feitos, ficando à volta de 1500 euros a instalação do equipamento para as duas versões - manual e automática - e cerca de 1000 euros para uma única opção.

O preço pode ser elevado para os agricultores, mas, no entender do mecânico, permite reduzir drasticamente os acidentes mortais, que acontecem maioritariamente no sentido transversal do tractor. \"Este sistema não deixa que o tractor vire, pelo que tenho a certeza de que irá reduzir em mais de 90% o número de mortes em acidentes.\"

O governador civil de Bragança já tinha prometido apoio a Valdemar Lima quando este deu a conhecer a intenção de construir um protótipo.

Perante o sistema concluído e testado, Jorge Gomes diz que só pode estar satisfeito e pretende reunir com Leonel Sousa, para \"tentar averiguar as possibilidades de apoio\", com a parceria da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e do Instituto Politécnico de Bragança.

Recorde-se que, no ano passado, morreram 15 pessoas no distrito em acidentes com tractores agrícolas.



PARTILHAR:

Incentivo da natalidade

Praia fluvial e jardim