A Portugal Telecom (PT) e o Governo Civil de Bragança vão criar um sistema de segurança para números de telefone de emergência que impeça falhas de ligação em caso de avarias, como aconteceu com o 112, que esteve \"desligado\" durante dois dias.

O governador civil, Jorge Gomes, reuniu-se ontem com responsáveis das infra-estruturas da PT, que deram garantias de que serão criadas alternativas ao 112 em caso de falha, através da activação de uma outra linha que comportará as chamadas daquele número e de outros considerados de emergência.

A avaria no 112 na madrugada de 23, que durou dois dias, e que obrigou ao reencaminhamento de chamadas para dois números de telemóvel, foi analisada rigorosamente e \"pensou-se em termos de futuro, para que não volte a suceder\", explicou Jorge Gomes. Tratou-se de uma anomalia \"bastante\" forte num cabo da rede de Bragança. Nessa ocasião, a PT teve algumas falhas ao nível da reparação, porque havia problemas a montante e a jusante, daí que tivesse levado mais tempo a resolver este caso.

O cabo já foi substituído, por um inteiramente novo, e vão ser trocados mais na região de Bragança porque alguns não estão no melhor estado. Para o futuro vai criar-se uma espécie de sistema de segurança, \"uma vez que nada justifica que alguns números deixem de funcionar\" frisou o governador.

O Governo Civil vai fazer uma análise aos números que deverão manter-se sempre activos, mesmo em caso de problemas na rede, designadamente 112 e 117, Protecção Civil e Bombeiros, hospitais, centros de saúde \" e, quem sabe, órgãos de Comunicação Social\", acrescentou.
O trabalho vai ser realizado conjuntamente entre o Governo Civil e a PT. A empresa vai ainda disponibilizar uma pessoa para trabalhar com Governo Civil na época dos fogos florestais e vai pÎr um responsável na Comissão Distrital de Protecção Civil, \"o que poderá ajudar-nos a colmatar algumas falhas que possa haver nas comunicações\" explicou Jorge Gomes.



PARTILHAR:

O encerramento das Urgências

Noite mortal em Montalegre