O legislador luso-americano Phil Lopes será o líder da minoria democrata da Câmara dos Representantes do Estado do Arizona quando em 10 de Janeiro abrir a nova legislatura estatal saída das eleições gerais de 02 de Novembro.

Phil Lopes, que desde 2002 representa nesta câmara da legislatura estatal o Distrito 27, foi reeleito a 02 de Novembro com 23.574 votos.

Depois das eleições, os republicanos têm uma maioria de 38-22 na Câmara dos Representantes estatal e de 19-11 no Senado do estado.

Até agora desconhecido das comunidades portuguesas dos outros estados norte-americanos, Phil Lopes tem mantido contactos com o Portuguese-American Club of Tucson, cidade do Arizona onde reside, e uma proximidade cultural grande com o país de onde emigraram os seus avós.

\"Nasci em Los Palos, Califórnia, e falei sempre português enquanto jovem, pois os meus avós quase só falavam português\" - disse Phil Lopes à Lusa, a partir de Phoenix, a capital do estado.

\"Cresci participando nas festas religiosas portuguesas do Verão, indo à missa, incorporando-me nas paradas e indo à sede das Irmandades do Divino Espírito Santo (IDES)\" - lembrou o legislador, afirmando ter \"muito orgulho\" nas suas raízes portuguesas, e expressando-se fluentemente na língua dos seus avós.

No decurso da sua vida profissional, voltaria a ter um contacto duradouro com a língua portuguesa, quando de 1963 a 1965 esteve no Brasil ao serviço do Peace Corps, um movimento em que entrou na década de 60 e ao serviço do qual também esteve na ColÎmbia de 1961 a 1963 e no Equador (1976- 81).

As ligações ao culto do Espírito Santo explicam-se não só pela tradição das comunidades portuguesas californianas em que cresceu, mas pela sua própria tradição familiar.

\"Os meus avós maternos eram de Ribeira Seca, ilha de S. Jorge, Açores, e os avós paternos eram naturais de Vila Cortês da Serra, Gouveia, em Portugal Continental. Os meus pais, contudo, ambos nasceram na Califórnia. Já visitei as aldeias natais dos meus quatro avós em Portugal continental e nos Açores e investiguei a minha genealogia até ao princípio dos anos 1800\", contou à Agência Lusa.

\"Como líder da minoria na Câmara de Representantes do estado de Arizona, entre as minhas funções está supervisionar o orçamento e o pessoal de apoio ao grupo democrata e sou, em geral, o rosto do partido nesta câmara legislativa, sou o seu porta-voz e o responsável pela estratégia legislativa\" - explicou.

Com 5,1 milhões de habitantes, o estado do Arizona tem apenas 11.600 habitantes de origem portuguesa, 819 dos quais a residir na cidade de Tucson, segundo o Censo populacional de 2000.

Phil Lopes fixou residência no Arizona em 1969 para participar na criação do +Pima Community College+, hoje um dos maiores sistemas de ensino superior do país ao nível de universidades comunitárias.

Desempenhou várias funções ao nível do governo do estado do Arizona no sector da gestão dos serviços de saúde antes de em 2002 se candidatar à Câmara dos Representantes estatal pelo Partido Democrata.

Como observador próximo do processo político, assistiu também à que considerou inesperada vitória do presidente George Bush nas eleições gerais do passado dia 02 de Novembro.

\"O presidente Bush é, na história dos Estados Unidos, o pior presidente que já tivemos\" - disse antes de adiantar aquilo que lhe parece ser a explicação: \"Tenho estado envolvido na política há muitos anos e verifiquei que as pessoas nunca sabem por que razão votam e por isso não sei dizer porque razão é que votaram em George Bush.\" Depois lembra com alguma resignação e até humor: \"Como já foi dito, a democracia é o pior tipo de governo que existe, mas é o melhor de todos os outros\".



PARTILHAR:

Polémica na região.

Luso-americano líder da minoria democrata no Arizona