A Comissão Executiva do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular decidiu elaborar uma «cartilha» que estabelecerá os requisitos a cumprir pelos municípios interessados em aderir àquela associação transfronteiriça, para evitar suspeitas de «favorecimento ou amiguismo político».

A responsável do Gabinete de Imprensa do Eixo Atlântico, Paula Tilve, disse à agência Lusa que o documento deverá estar pronto num prazo de dois meses, após o que os especialistas de ordenamento do território do Serviço de Estudos do Eixo Atlântico analisarão o caso de cada uma das cidades candidatas.

\"O objectivo é afastar eventuais suspeitas de amiguismo político ou de favorecimento, definindo uma série de requisitos que um município tem que cumprir para poder aderir ao Eixo Atlântico\", acrescentou.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça composta actualmente por 18 cidades membros, sendo nove do Norte de Portugal (Braga, Bragança, Chaves, Guimarães, Peso da Régua, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia) e nove da Galiza (Corunha, Ferrol, Lugo, Monforte de Lemos, Ourense, Pontevedra, Santiago de Compostela, Vilagarcia de Arosa e Vigo).

Pretende assumir-se como um lóbi para captar investimentos para os municípios membros, concretamente através de candidaturas a fundos comunitários.

Aquando da sua constituição oficial, em 1992, abarcava 13 municípios, mas foi crescendo, tendo a última ampliação ocorrido em 1997, durante a presidência de Manuel Pérez, com a incorporação de Vila Nova de Gaia, Peso da Régua e Guimarães.

Entretanto, já foram formulados mais sete pedidos de adesão, concretamente dos municípios de Marina Lucense, O Barco de Valdeorras e Lalín, na parte galega, e de Vila Nova de Famalicão, Penafiel, Matosinhos e Vila do Conde, do Norte de Portugal.

A Comissão Executiva do Eixo Atlântico reuniu hoje em Santiago de Compostela, tendo ainda \"aprovado definitivamente\" a sua Agenda Estratégica e o mapa actualizado das infra-estruturas.

Os membros da Comissão Executiva manifestaram também a sua \"satisfação\" por a Comissão Europeia ter convidado o Eixo Atlântico a participar nos \"Open days\", como modelo europeu de boa conduta pela colaboração entre as suas cidades, numa sessão destinada às euro-regiões europeias.

Os \"Open days\" constituem o fórum mais importante de debate regional no contexto europeu e são organizados conjuntamente pela Direcção-Geral de Política Regional da Comissão Europeia e pelo Comité das Cidades.

Este ano, os \"Open days\" realizam-se entre os dias 08 e 11 de Outubro e prevê-se a participação de 4.000 pessoas.



PARTILHAR:

A situação foi autorizada

«Politiqueiros»