Até ao próximo dia 16, está patente ao público, no Museu Abade de Baçal, uma exposição de homenagem ao escultor Eurico Pires.

O artista faleceu em Junho passado, em Paris, onde residia, vítima de doença súbita. Tinha 39 anos e deixa uma filha com 18. O corpo do escultor foi sepultado em Formil, no concelho de Bragança, a terra natal dos seus pais.
Eurico Pires nasceu em Angola. Foi em Paris que iniciou os seus estudos no campo das artes, sentido, desde cedo, uma atracção pelo corpo humano e pelos modelos.
O director do Museu Abade de Baça, Neto Jacob, diz que, só depois de conhecer a obra, pÎde também conhecer o próprio artista. "Falaram-me da paixão com que trabalhava os mármores, os barros, os granitos, numa busca incessante de formas e expressividades que lhe iam na alma. Do que nos é permitido ver, apercebemo-nos de sentidas lutas e contrastes, dores e almas quebrantadas pelo peso do mundo".
o responsável do Museu diz ainda que Eurico Pires se afirma, sobretudo, "nas expressividades e densidades dos conflitos interiores, bem trabalhados na composição e na plástica, em que até a presença da morte, qual mãe ausente, surge como elemento protector ou, até, libertador. Ele está, agora, ao colo da sua mãe".
As obras de Eurico Pires podem ser apreciadas no Museu Abade de Baçal. Esta exposição é uma iniciativa do Atelier JPS, da Associação Nacional dos Artistas Plásticos, da Câmara Municipal de Bragança e do Museu Abade de Baçal.



PARTILHAR:

Insatisfação e busca de maior funcionalidade

Petisqueira y Guadramil