Os quatro municípios do Baixo Sabor (Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo) vão avançar com um concurso público para a realização de um estudo de análise das consequências e das implicações na fauna e da flora das carências de água na bacia hidrográfica daquele curso de água.

O processo físico da falta de água que leva à desertificação \"é bem visível\" para o presidente da Câmara de Moncorvo, Aires Ferreira. \"O Sabor está seco e isso tem impacto na fauna e na flora, mas esses assuntos foram abordados muito levemente no Estudo do Impacto Ambiental\", referiu o autarca.

Desta feita, os autarcas querem que seja realizado um estudo de \"longo alcance\", fundamental para desmontar o argumento dos ambientalistas de que a biodiversidade será afectada pela construção do empreendimento.

Os autarcas decidiram ainda realizar um seminário em Lisboa, em Outubro, para discutir o Baixo Sabor e as vantagens da construção do empreendimento hidroeléctrico.

Na primeira Assembleia Inter-municipal daqueles municípios, os autarcas decidiram enviar uma carta à Comissão Europeia (CE), e aos comissários do Desenvolvimento Regional, do Ambiente e da Energia, para mais uma vez defender a construção da barragem do Baixo Sabor do ponto de vista da região.

O Governo português apresentou no mês passado os últimos elementos que justificam a construção da barragem. Agora resta à CE arquivar a queixa formalizada pelos ambientalistas ou emite um parecer fundamentado para dizer que há violação das directivas comunitárias e o processo acaba por ir para o Tribunal da Justiça.



PARTILHAR:

Albufeira vai regar 600 hectares

1, 2 e 3 de Dezembro