Salomão Rodrigues, um jovem de 15 anos da Escola E B 2,3 Paulo Quintela, em Bragança, venceu o prémio das Olimpíadas do Ambiente. Por ter vencido, o estudante do 9.º ano vai integrar a equipa que, no próximo Verão, irá libertar, em alto mar, duas tartarugas gigantes. Esta é a parte do prémio que \"mais alegria deu\", reconheceu, e mais expectativas está a criar por se tratar de uma oportunidade única.

\"Sobretudo porque não estava à espera de ganhar\", admitiu o jovem que considera que não fez nada de especial. \"Limitei-me a responder às perguntas, mas as que envolviam percentagens e números eram difíceis\", contou.

Além da possibilidade de participar na libertação das tartarugas, ganhou ainda uma semana de férias para quatro pessoas, um leitor de MP3 e entrada gratuita no Zoomarine durante os anos 2007 e 2008.

Na primeira eliminatória da 12.ª edição das Olimpíadas, inscreveram-se 16.758 alunos de 237 escolas de todo o país. Logo nessa fase, a Escola Paulo Quintela conseguiu que cinco alunos ficassem apurados, mas, com o decorrer do concurso, Salomão Rodrigues destacou-se, chegando à final.

Apesar de as perguntas não serem sempre fáceis, o seu interesse pelas questões ambientais acabou por revelar-se fundamental. \"O Mundo está em perigo e, se todos contribuirmos um bocadinho, podemos mudar alguma coisa\", disse. O concurso é constituído por provas orais, escritas e por um conjunto de actividades relacionadas com a protecção do Ambiente e a conservação da Natureza.

O que ficará para sempre retido na memória do aluno foi a oportunidade de trocar de ideias e conviver com jovens que têm os mesmos interesses. \"Foi uma experiência muito interessante e muito boa\", garantiu.



PARTILHAR:

Lindas paisagens

Funzone Village Douro avança