Cinco viaturas limpa neves, quatro viaturas de apoio, vinte pessoas e 15 toneladas de sal espalhadas até ao momento conseguiram desobstruir as principais vias na área urbana, sendo que, na área rural, não há condições para a circulação de transportes públicos, encontrando-se, inclusivamente, algumas estradas interditas ao trânsito.

 

Na sequência da intensa queda de neve, desde o dia de ontem, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Bragança delineou previamente um plano de operações com vista a minimizar os constrangimentos resultantes das condições meteorológicas adversas, de modo a permitir a circulação de pessoas e viaturas com toda a segurança possível.

A operação de intervenção teve início ontem, entre as 18 horas do dia 27 de fevereiro e as 4 horas de hoje, tendo-se retomado os trabalhos às 6 horas com a afetação dos seguintes recursos: 5 viaturas limpa-neves, 4 viaturas de apoio, 20 pessoas e 15 toneladas de sal espalhadas até ao momento.

Com todos estes recursos, está a ser dado cumprimento ao Plano de Intervenção Neve e Gelo, garantindo, assim, a desobstrução das principais vias na área urbana com especial atenção para os acessos aos equipamentos de saúde, alargando-se, posteriormente, a área de intervenção a todas as vias, garante o executivo municipal.

De sublinhar que, atualmente, no meio urbano, a circulação de viaturas e peões encontra-se muito condicionada. Já no meio rural, não há condições para a circulação de transportes públicos, encontrando-se, inclusivamente, algumas estradas interditas ao trânsito.

De acordo com a Câmara Municipal de Bragança, face aos “enormes constrangimentos verificados e na ausência de condições de segurança para a circulação de viaturas e peões, tanto no meio urbano como no meio rural, os estabelecimentos de ensino deverão permanecer encerrados durante todo o dia de hoje, 28 de fevereiro”.

À semelhança de intervenções efetuadas em situações similares, a Proteção Civil Municipal “tem utilizado todos os meios humanos e materiais de que dispõe, com a colaboração dos Bombeiros, PSP, GNR, CDOS e a empresa que tem a concessão do serviço de limpeza urbana, no sentido de, com a maior rapidez, proporcionar a melhor circulação possível de pessoas e viaturas, com segurança, quer na cidade quer no meio rural”, garantiu o município, em comunicado enviado às redações.

O executivo brigantino salienta, ainda, que “a proteção civil é obrigação de todos os cidadãos”. Neste sentido, apela à contribuição de cada pessoa na limpeza e desobstrução dos acessos às habitações e comércios.

 

FOTOGRAFIAS: A.P.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Distrito de Vila Real passa dos incêndios para a neve em poucas horas

Detidos seis homens suspeitos de homicídio tentado