O programa «Estagiar em Portugal» vai ser reeditado. Para já foram seleccionados 168 luso-descendentes dos 303 candidatos. Uma iniciativa que pretende proporcionar a estes jovens um contacto com a realidade empresarial portuguesa, para facilitar a sua inserção profissional.

A Secretaria de Estado das Comunidades seleccionou até 168 jovens de origem portuguesa para a edição deste ano do «Estagiar em Portugal», programa que permite aos luso-descendentes trabalhar nove meses no País de origem dos seus pais. Dados da Secretaria de Estado das Comunidades revelam que para a edição deste ano inscreveram-se, até ao momento, 303 luso-descendentes, tendo sido seleccionadas 168 candidaturas e excluídas 25. Uma iniciativa das secretarias de Estado das Comunidades e do Emprego e Formação Profissional, o programa «Estagiar em Portugal» pretende proporcionar aos jovens portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro um contacto com a realidade empresarial portuguesa, no sentido de promover e facilitar a sua inserção profissional.
O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, disse que a iniciativa vai realizar-se este ano, mas escusou-se a especificar o mês do início do programa de intercâmbio. Estar desempregado, não frequentar qualquer grau de ensino e ter bons conhecimentos da língua portuguesa falada e escrita são alguns dos requisitos para ingresso. Os filhos dos emigrantes portugueses candidatos ao «Estagiar em Portugal» têm formação em direito, administração de empresas, letras, economia, informática, fisioterapia, arquitectura, marketing, psicologia, comunicação social, turismo, gestão e biologia. Durante os nove meses de duração do estágio, os luso-descendentes têm direito a uma bolsa mensal, a subsídio de refeição, seguros contra acidentes pessoais e de viagem, subsídios de alojamento mensal e para despesas de transportes e uma viagem de ida e volta entre Portugal e o local de residência. O programa «Estagiar em Portugal» foi criado em 2001 pelo então secretário de Estado das Comunidades, José Lello, mas em Julho do ano passado o actual Governo introduziu-lhe algumas alterações.

-----------------------

Inscritos
Brasil em 1.º lugar
Segundo os dados da Secretaria de Estado das Comunidades, a maior parte dos jovens que se inscreveram até ao momento para ingressarem no programa «Estagiar em Portugal» residem no Brasil (133), seguindo-se a França (65), Estados Unidos da América (816), Venezuela (15), Canadá (nove), Alemanha (oito) e, por último, Suíça (apenas cinco candidatos). O programa, que é dirigido aos jovens entre os 18 e os 30 anos, vai beneficiar, até ao final do ano, 300 luso-descendentes.



PARTILHAR:

Pediam esmola

Já foram seleccionados 168 luso-descendentes para o programa