Afinal, vão fechar apenas três escolas no concelho de Bragança. Salsas e Castro Vicente viram, para já, o seu tempo de vida prolongado.

Para já, e de acordo com uma fonte ligada ao processo, no concelho de Bragança vão encerrar três escolas primárias: Espinhosela, Zoio e Samil. As escolas de Salsas, Parada e Quintanilha viram o seu prazo alargado, mesmo se só vierem a ter 20 alunos.

Quanto ao agrupamento de Izeda, vai mesmo ser fundido, mas com a escola secundária Abade de Baçal, mantendo-se todas as escolas abertas.

A ideia inicial, que previa a sua integração no de Augusto Moreno, foi abandonada. No entanto, será o director da escola maior, neste caso da Abade de Baçal, a assumir a presidência do Agrupamento.

Também o agrupamento de Sendim, já no concelho de Miranda do Douro, será fundido com a Escola secundária de Miranda.

Em Vimioso, Argozelo vai manter-se aberta, tal como se esperava, pois a alternativa seria o transporte dos alunos por 18 quilómetros numa estrada em más condições.

Também a escola do Palaçoulo vai continuar aberta.

A grande surpresa acontece em Mogadouro. A escola do primeiro ciclo de Castro Vicente vai manter-se aberta por mais um ano, apesar de ter nove alunos. Uma situação que só deverá manter-se enquanto não ficar concluído o novo centro escolar de Mogadouro.

Ontem era a data prevista para o anúncio oficial da lista de escolas que irão encerrar no distrito de Bragança. Mas, ao que foi possível apurar, a lista definitiva só deverá ser anunciada, o mais tardar, nos próximos 15 dias, até 1 de Julho.



PARTILHAR:

XII OPEN AAUTAD

«Alvo constante de ameaças»