Um novo percurso, prémios, inclusive pecuniários, para os 50 melhores classificados e um kit do atleta "surpresa" são as principais novidades da prova de atletismo que na sua terceira edição coincidirá com a Feira das Cantarinhas a 6 de maio. 

 

Incluída na programação da feira que lhe dá o nome e apesar de esta ser só a sua terceira edição, a Corrida das Cantarinhas já conquistou um lugar por mérito próprio e, atualmente, é um evento único por si só. Este ano, a prova desportiva continuará a integrar o Circuito Liga Allianz Record, o que significa que entre os mais de 400 atletas esperados, muitos virão em representação de alguns dos melhores e mais conhecidos clubes nacionais.

Organizada pelo Ginásio Clube de Bragança, em parceria com a autarquia, a Corrida das Cantarinhas 2018 terá o seu local de partida e de chegada na Praça do Município no primeiro domingo do mês de maio, dia 6. Esta iniciativa contará com as provas Absolutos de 10 quilómetros, Corridas Benjamins e Escolas de 500 metros e Juvenis com a distância de 5 quilómetros. Haverá, ainda, a Caminhada Popular com a extensão de 5 quilómetros e Infantis e Iniciados com mil metros.

Presente na Conferência de Imprensa esteve o atleta mogadourense Rui Muga que será, pelo segundo ano consecutivo, padrinho da prova. “Já a Milha das Cantarinhas era especial para mim, pois era a prova com mais rivalidade no distrito de Bragança e, agora, são os 10 quilómetros da Corrida das Cantarinhas, que continua a ser a corrida com mais nível do distrito”, começou por declarar o desportista que tem representado e bem a região transmontana em todas as provas que tem disputado. “Participar nesta prova é sempre especial, pois foi aqui que eu me iniciei no atletismo”, confessou Rui Muga, que aproveitou a presença da Comunicação Social para imputar parte da responsabilidade à Associação de Atletismo de Bragança pela falta de jovens na prática da modalidade a que dedicou 12 anos da sua vida. “Desde que eu me iniciei no atletismo, não apareceu nenhuma atleta mais novo que eu a competir a um nível aceitável. Se a associação tivesse trabalhado devidamente, os resultados estariam à vista”, defendeu o corredor que no dia 6 promete dar o seu melhor na conquista do primeiro lugar nos dez quilómetros.

 

Integrada no Circuito Liga Allianz Record e já na sua terceira edição, a prova de atletismo, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo 2016, promete trazer à capital nordestina a 6 de maio alguns dos corredores de topo a nível nacional.

 

Já o presidente do Ginásio Clube de Bragança, entidade que este ano comemora as suas 32 primaveras, frisou as novidades desta terceira edição. O percurso será um delas, dado que a corrida terá lugar domingo, dia da Feira, impossibilitando a passagem da prova pelas principais artérias do centro histórico, o que não permitirá aos milhares de cidadãos presentes na feira que estará a decorrer no centro da cidade observar, quer a partida, quer a chegada, nem tão pouco apoiar os atletas. Outra das alterações introduzidas, tem a ver com a “grelha de prémios”, já que, nesta edição, haverá prémios, inclusive, pecuniários, para os 50 melhores classificados. A última novidade tem a ver com o Kit do atleta, será “diferente”, mas Carlos Fernandes opta por não mencionar o seu conteúdo, preferindo, assim, manter a “surpresa”.

Numa organização conjunta entre o Ginásio Clube e a Câmara Municipal de Bragança, que suporta financeiramente toda a prova com um montante a rondar os 17 mil euros, Hernâni Dias considera esta iniciativa relevante “naquilo que tem a ver com a promoção do atletismo e, simultaneamente, naquilo que diz respeito à promoção da própria cidade sob o ponto de vista turístico e económico”.

“Inserida neste evento maior que é a Feira das Cantarinhas”, o edil brigantino reconhece não só o longo historial de uma prova que começou por ser a Milha das Cantarinhas como, também, a relevância de um evento que a nível desportivo se destaca” no panorama nacional, justificando, assim, “uma colaboração bastante ativa entre o município e o Ginásio Clube de Bragança”.

Recorde-se que a Corrida das Cantarinhas foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo 2016 e o primeiro a ser implementado. De salientar, ainda, que as inscrições decorrem até ao dia 30 de abril e deverão ser efetuadas através do website www.dareyouspot.com.

 

MAIS INFORMAÇÕES EM: www.ginasioclubebraganca.org

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Comando Territorial de Bragança com novo comandante

Politécnico de Bragança elege Orlando Rodrigues para presidente