Os resultados do acesso ao Ensino Superior revelaram-se um marco para uma escola secundária de Bragança que, pela primeira vez, regista a entrada em simultâneo de dez dos seus alunos em Medicina, adiantou hoje fonte da direcção.

\\"Este ano tivemos o privilégio de ter um conjunto de alunos excepcional\\", disse à Lusa José Carrapatoso, presidente da direcção da Escola Secundária Miguel Torga, em Bragança.

Entre os 60 alunos que concluíram o 12.º ano, duas alunas foram as melhores da escola com médias de 19,8 e 19,7 e estão no grupo de dez que entrou em Medicina.

Os restantes dos dez futuros médicos tiveram médias superiores a 18,5.

Nem todos conseguiram entrar nos mais ambicionados, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, onde os últimos colocados tiveram 18,52 e 18,35.

Mas as médias, em geral, dos dez novos caloiros de Bragança são superiores ao valor mínimo registado nas entradas em Medicina, que é de 17,82 valores, pelo que a direcção da Miguel Torga acredita que todos conseguiram entrar em alguma das seis faculdades públicas de Medicina do país.

Os órgãos dirigentes da Escola Secundária Miguel Torga aguardam ainda pela confirmação \\"oficial\\" da lista de ingresso, que só será disponibilizada à meia noite.

Porém, já ninguém duvida de que a escola de Bragança nunca assistiu \\"a tão grande número de alunos que entraram em Medicina de uma só vez e para a primeira opção\\", como disse José Carrapatoso.

Estes alunos frequentam a escola desde o sétimo ano e o diretor acredita que \\"o belíssimo trabalho\\" realizado foi resultado da \\"inteligência e trabalho dos alunos e do método da escola, que apela aos valores associados ao sucesso escolar e educativo\\".

O director da escola tem \\"esperança\\" também que estes resultados possam vir a revelar-se no futuro um contributo para minimizar o maior problema da Saúde, que é a falta de médicos, em regiões do Interior como Bragança.

\\"Temos esperança que daqui a seis anos possam regressar a Bragança. São jovens que gostam muito da sua terra e são muito dedicados a Bragança\\", afirmou.



PARTILHAR:

Oficina de Teatro de Favaios

Localidade de Viade de Baixo